O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a aplicabilidade de programas educacionais em escolas públicas municipais considerando os estudantes sob uma dimensão de integralidade e visando a qualidade na gestão educacional. Os programas, nessa abordagem, têm como foco ampliar tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem, visando à formação integral das crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas unidades de ensino, atende a aspectos cognitivos, político-sociais, ético-culturais e afetivos. A sociedade contemporânea exige dos cidadãos uma postura ativa com competências que outrora não eram necessárias e que hoje são fundamentais para o atendimento das demandas do mundo globalizado. Nesse sentido, as propostas pedagógicas e os currículos tiveram que se adaptar a uma conjuntura cada vez mais dinâmica e desafiadora. Com o advento da pandemia da COVID-19 novas demandas formativas vieram à tona, assim como a necessidade de metodologias de ensino adequadas para uma nova realidade social, como o despertar para o uso das tecnologias, a instabilidade emocional dos atores educacionais, entre outros aspectos. Nesse sentido, torna-se fundamental que as instituições proporcionem propostas educacionais que contribuam para a melhoria da aprendizagem dos estudantes e garantam uma formação integral dos sujeitos. Foi utilizado neste trabalho, como via metodológica, o estudo de caso. O marco teórico que alicerça a pesquisa está pautado nos estudos de Padilha (2007), Arroyo (2013), Gadotti (2010) e Dourado (2007). Em síntese o trabalho com programas contribuiu para minimizar o risco de vulnerabilidade social e o insucesso na vida escolar, particularizando e investigando de maneira profunda a execução de programas educacionais na rede pública de ensino do município de Rio Largo/Alagoas.