Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E OS DESAFIOS DO ESTAGIÁRIO NO CAMPO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113287
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6303
    "inscrito_id" => 16498
    "titulo" => "FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E OS DESAFIOS DO ESTAGIÁRIO NO CAMPO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo relatar os desafios da formação pedagógica do professor no município de Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco, focando a integração dos estagiários no campo escolar, mesmo porque é através do estágio que o estudante tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, compreender a dinâmica e os desafios do mercado de trabalho e desenvolver habilidades relevantes para se destacar em sua futura carreira. O estágio é o momento que, em contato com a realidade escolar, deve levar o estagiário (a) à reflexão sobre a formação que está recebendo, além de ser um momento onde se faz uma análise em relação à mediação da teoria e da prática, visando enriquecer a prática pedagógica, de modo que ela seja significativa para o aluno e assim oportunizar o fortalecimento da educação. Para tanto, utilizou-se os estudos de Nóvoa (2009), Alves, Sanchez e Magalhães (2013), Farias (2009), Saviani (2009), Pimenta e Lima (2004), entre outros que foram fundamentais para a robustez desse estudo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com 20 estagiários de pedagogia da cidade do Jaboatão. Os resultados evidenciam dificuldades na adaptação escolar, falta de suporte para desenvolver o estágio e gestão de sala que pouco contribui para a formação do estagiário (a). Dessa forma, se faz urgente programas de formação continuada nas escolas capazes de contribuir com a formação em serviço do professor e que prepare professores mais competentes e confiantes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16498_TB6303_08102024232302.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGÊNYO RAFAEL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL SILVA"
    "autor_email" => "navegarafa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DOS GUARARAPES (FG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113287
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6303
    "inscrito_id" => 16498
    "titulo" => "FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E OS DESAFIOS DO ESTAGIÁRIO NO CAMPO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo relatar os desafios da formação pedagógica do professor no município de Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco, focando a integração dos estagiários no campo escolar, mesmo porque é através do estágio que o estudante tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, compreender a dinâmica e os desafios do mercado de trabalho e desenvolver habilidades relevantes para se destacar em sua futura carreira. O estágio é o momento que, em contato com a realidade escolar, deve levar o estagiário (a) à reflexão sobre a formação que está recebendo, além de ser um momento onde se faz uma análise em relação à mediação da teoria e da prática, visando enriquecer a prática pedagógica, de modo que ela seja significativa para o aluno e assim oportunizar o fortalecimento da educação. Para tanto, utilizou-se os estudos de Nóvoa (2009), Alves, Sanchez e Magalhães (2013), Farias (2009), Saviani (2009), Pimenta e Lima (2004), entre outros que foram fundamentais para a robustez desse estudo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com 20 estagiários de pedagogia da cidade do Jaboatão. Os resultados evidenciam dificuldades na adaptação escolar, falta de suporte para desenvolver o estágio e gestão de sala que pouco contribui para a formação do estagiário (a). Dessa forma, se faz urgente programas de formação continuada nas escolas capazes de contribuir com a formação em serviço do professor e que prepare professores mais competentes e confiantes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID16498_TB6303_08102024232302.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGÊNYO RAFAEL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL SILVA"
    "autor_email" => "navegarafa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DOS GUARARAPES (FG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar os desafios da formação pedagógica do professor no município de Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco, focando a integração dos estagiários no campo escolar, mesmo porque é através do estágio que o estudante tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, compreender a dinâmica e os desafios do mercado de trabalho e desenvolver habilidades relevantes para se destacar em sua futura carreira. O estágio é o momento que, em contato com a realidade escolar, deve levar o estagiário (a) à reflexão sobre a formação que está recebendo, além de ser um momento onde se faz uma análise em relação à mediação da teoria e da prática, visando enriquecer a prática pedagógica, de modo que ela seja significativa para o aluno e assim oportunizar o fortalecimento da educação. Para tanto, utilizou-se os estudos de Nóvoa (2009), Alves, Sanchez e Magalhães (2013), Farias (2009), Saviani (2009), Pimenta e Lima (2004), entre outros que foram fundamentais para a robustez desse estudo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com 20 estagiários de pedagogia da cidade do Jaboatão. Os resultados evidenciam dificuldades na adaptação escolar, falta de suporte para desenvolver o estágio e gestão de sala que pouco contribui para a formação do estagiário (a). Dessa forma, se faz urgente programas de formação continuada nas escolas capazes de contribuir com a formação em serviço do professor e que prepare professores mais competentes e confiantes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.