Este artigo tem por objetivo relatar os desafios da formação pedagógica do professor no município de Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco, focando a integração dos estagiários no campo escolar, mesmo porque é através do estágio que o estudante tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, compreender a dinâmica e os desafios do mercado de trabalho e desenvolver habilidades relevantes para se destacar em sua futura carreira. O estágio é o momento que, em contato com a realidade escolar, deve levar o estagiário (a) à reflexão sobre a formação que está recebendo, além de ser um momento onde se faz uma análise em relação à mediação da teoria e da prática, visando enriquecer a prática pedagógica, de modo que ela seja significativa para o aluno e assim oportunizar o fortalecimento da educação. Para tanto, utilizou-se os estudos de Nóvoa (2009), Alves, Sanchez e Magalhães (2013), Farias (2009), Saviani (2009), Pimenta e Lima (2004), entre outros que foram fundamentais para a robustez desse estudo. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com 20 estagiários de pedagogia da cidade do Jaboatão. Os resultados evidenciam dificuldades na adaptação escolar, falta de suporte para desenvolver o estágio e gestão de sala que pouco contribui para a formação do estagiário (a). Dessa forma, se faz urgente programas de formação continuada nas escolas capazes de contribuir com a formação em serviço do professor e que prepare professores mais competentes e confiantes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar.