A educação é crucial para o desenvolvimento social, econômico e cultural de um povo. Nesse contexto, três municípios de Pernambuco, reconhecendo essa importância, assumiram o compromisso de desenvolver Planos Estratégicos e Situacionais (PES) sob nossa orientação técnica, visando aprimorar os índices educacionais, promovendo uma sociedade mais inclusiva e justa. Por meio de análise minuciosa, identificamos os desafios e as oportunidades específicas de cada localidade, demandando um compromisso coletivo e a implementação de ações estratégicas. A metodologia adotada foi multifacetada, integrando levantamentos estatísticos, análise documental e métodos qualitativos e quantitativos, seguindo a abordagem mista preconizada por Creswell e Clark (2017). Resultados preliminares evidenciam um aumento notável na participação dos profissionais da educação na definição e implementação de políticas educacionais, além de melhorias tangíveis nos índices de aprendizado e fluxo escolar nos três municípios envolvidos. Tais resultados sugerem que a abordagem adotada pode ser replicada em outras localidades enfrentando desafios semelhantes, dada sua eficácia em compreender e resolver questões complexas no contexto educacional. A integração de métodos qualitativos e quantitativos permitiu uma compreensão abrangente da realidade educacional, possibilitando a formulação precisa e eficaz dos Planos Estratégicos e Situacionais (PES), alinhados às necessidades locais e às melhores práticas educacionais. Este estudo destaca a importância da educação como um catalisador para o desenvolvimento municipal e destaca a relevância de uma abordagem metodológica abrangente e integrada na promoção de mudanças positivas nos índices educacionais e no engajamento da comunidade escolar.