A profissão docente no Brasil apresenta um panorama histórico marcado por dificuldades, incluindo a baixa remuneração, a desvalorização profissional, condições precárias de trabalho, além da crise da perícia, do poder, da confiança e do valor dos saberes do profissional. O propósito do texto é analisar a Profissão Docente no Brasil a partir da Base Nacional de Formação Inicial (BNC-Formação Inicial, 2019), no que concerne à formação dos licenciados para o desenvolvimento de competências gerais para garantia da educação integral aos estudantes. Para alcançar tal proposta, a metodologia adotada é qualitativa, através de análise documental e levantamento dos saberes e competências atribuídas ao professor ao longo do tempo até a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores para Educação Básica e da BNC-Formação Inicial (Brasil, 2019). Os autores compulsados ressaltam a necessidade de capacitar e profissionalizar os professores diante das novas exigências educacionais. Portanto, as ideias discutidas nesse estudo possuem uma relação direta com a prática da docência no Brasil, fornecendo bases teóricas e reflexões pertinentes para a compreensão e aprimoramento do cenário educacional no país. O estudo defende os professores como sujeitos singulares, históricos, sensíveis, éticos, críticos, criativos e potentes, cuja formação é permeada pela práxis e pela transformação. Nesse sentido, apesar dos desafios e dos novos paradigmas sociais, a docência é uma profissão possível, a qual exige um compromisso político com a educação, formação e profissionalização dos sujeitos inseridos nesse processo de mudança.