A MULTIDIMENSIONALIDADE DA DIDÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO FILME “O TRIUNFO”
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 601 "titulo" => "A MULTIDIMENSIONALIDADE DA DIDÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO FILME “O TRIUNFO”" "resumo" => "A proposta do artigo é analisar o filme "O Triunfo" sob a perspectiva da multidimensionalidade da didática, com base nos estudos de Tardif, Libâneo, Vasconcellos e Gandin, para revelar a complexidade do fazer pedagógico do professor Ron Clark em uma escola pública periférica nos Estados Unidos. Através das perspectivas humanista, técnica, política e cultural, o professor busca enfrentar os desafios estruturais e institucionais presentes no contexto educacional de uma turma de 6ª série, promovendo um ambiente acolhedor e seguro para seus alunos. Adaptando suas estratégias de ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes e confrontando resistências políticas dentro da escola, o professor Ron Clark demonstra a importância de uma abordagem integrada para garantir a igualdade de oportunidades educacionais. A metodologia usada para esse estudo é a análise fílmica como uma atividade que perscruta conceitos da didática. A análise fílmica será construída a partir das duas etapas: a decomposição de cenas em planos e a análise das relações entre os elementos decompostos, explicando os objetivos da obra cinematográfica e as contribuições para reflexões sobre a práxis docente. A análise do filme destaca a necessidade de reconhecer e incorporar as dimensões da didática no cotidiano dos professores, a fim de enfrentar as disparidades presentes no cenário educacional contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID601_TB862_26102024161417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE KAROLYNNE SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANNE SOUZA" "autor_email" => "anne.souza@arapiraca.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 862 "inscrito_id" => 601 "titulo" => "A MULTIDIMENSIONALIDADE DA DIDÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO FILME “O TRIUNFO”" "resumo" => "A proposta do artigo é analisar o filme "O Triunfo" sob a perspectiva da multidimensionalidade da didática, com base nos estudos de Tardif, Libâneo, Vasconcellos e Gandin, para revelar a complexidade do fazer pedagógico do professor Ron Clark em uma escola pública periférica nos Estados Unidos. Através das perspectivas humanista, técnica, política e cultural, o professor busca enfrentar os desafios estruturais e institucionais presentes no contexto educacional de uma turma de 6ª série, promovendo um ambiente acolhedor e seguro para seus alunos. Adaptando suas estratégias de ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes e confrontando resistências políticas dentro da escola, o professor Ron Clark demonstra a importância de uma abordagem integrada para garantir a igualdade de oportunidades educacionais. A metodologia usada para esse estudo é a análise fílmica como uma atividade que perscruta conceitos da didática. A análise fílmica será construída a partir das duas etapas: a decomposição de cenas em planos e a análise das relações entre os elementos decompostos, explicando os objetivos da obra cinematográfica e as contribuições para reflexões sobre a práxis docente. A análise do filme destaca a necessidade de reconhecer e incorporar as dimensões da didática no cotidiano dos professores, a fim de enfrentar as disparidades presentes no cenário educacional contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID601_TB862_26102024161417.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE KAROLYNNE SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANNE SOUZA" "autor_email" => "anne.souza@arapiraca.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }