A proposta do artigo é analisar o filme "O Triunfo" sob a perspectiva da multidimensionalidade da didática, com base nos estudos de Tardif, Libâneo, Vasconcellos e Gandin, para revelar a complexidade do fazer pedagógico do professor Ron Clark em uma escola pública periférica nos Estados Unidos. Através das perspectivas humanista, técnica, política e cultural, o professor busca enfrentar os desafios estruturais e institucionais presentes no contexto educacional de uma turma de 6ª série, promovendo um ambiente acolhedor e seguro para seus alunos. Adaptando suas estratégias de ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes e confrontando resistências políticas dentro da escola, o professor Ron Clark demonstra a importância de uma abordagem integrada para garantir a igualdade de oportunidades educacionais. A metodologia usada para esse estudo é a análise fílmica como uma atividade que perscruta conceitos da didática. A análise fílmica será construída a partir das duas etapas: a decomposição de cenas em planos e a análise das relações entre os elementos decompostos, explicando os objetivos da obra cinematográfica e as contribuições para reflexões sobre a práxis docente. A análise do filme destaca a necessidade de reconhecer e incorporar as dimensões da didática no cotidiano dos professores, a fim de enfrentar as disparidades presentes no cenário educacional contemporâneo.