Atualmente a neurociências, enquanto campo interdisciplinar, apresenta-se como uma grande aliada da educação, uma vez que aponta através de seus estudos científicos o funcionamento cerebral, incluindo os aspectos relativos à aquisição de aprendizagens novas e cognição. Este é um tema cada vez mais emergente e diante disso, este trabalho teve como objetivo investigar a importância da neurociências e suas contribuições para o desenvolvimento infantil e também para a prática pedagógica no contexto da educação infantil. Dessa forma, o presente trabalho aborda aproximações entre educação e neurociências, apontando a relevância deste tema para a prática do educador no contexto da educação infantil levando em consideração a faixa etária atendida pela educação infantil, bem como as constantes habilidades adquiridas neste momento do desenvolvimento humano. A pesquisa realizada caracteriza-se como bibliográfica de abordagem metodológica qualitativa. Para atender este objetivo, foram realizadas buscas bibliográficas em bases de dados eletrônicas como Google Scholar e Scielo, bem como nas referências bibliográficas plano de ensino da disciplina de Neurociências do Mestrado de Ensino de Humanidades e Linguagens. Através da pesquisa realizada foi possível apontar pontos de convergência e benefícios da compreensão acerca do neurodesenvolvimento infantil por parte dos professores, na busca de uma prática pedagógica pautada nos fundamentos neurocientíficos da neurociências.