Este trabalho possui como pressuposto compreender a atuação do pedagogo nos espaços nãoescolares, tendo como recorte a atuação nas Forças Armadas, cujo eixo de atuação é denominado de Pedagogia Militar. Definiu-se esse campo de investigação sob a justificativa de que o trabalho do pedagogo nessa área possui literatura escassa e não é difundido nem mesmo nos estudos que se referem a educação em ambientes extraescolares, embora o Pedagogo goze de prestígio e reconhecimento elevados dentro das corporações militares. O objetivo geral desse trabalho é delinear o perfil do Pedagogo Militar, e os objetivos específicos consistem em caracterizar a atuação do pedagogo nas forças armadas e conhecer o caráter educacional das atividades desenvolvidas nesses ambientes. A metodologia partiu inicialmente de revisão bibliográfica e documental, utilizando autores como Libâneo (2010), Hamu (2016), Veiga e Souza (2019), dentre outros e legislações referentes a atuação do pedagogo na área militar. Em seguida procedeu-se a realização de uma entrevista estruturada com três pedagogas que trabalham na Marinha, na Aeronáutica e no Ministério da Defesa, respectivamente. Diante do exposto, a experiência metodológica é qualitativa de caráter exploratório-descritivo. Os resultados mostraram que a partir do relato das entrevistadas foi possível traçar uma compreensão e reflexão concisa acerca da atuação do pedagogo em âmbito militar, desde o seu ingresso nestes ambientes até os objetivos que norteiam suas práticas educativas, esperando-se assim que o trabalho possa ajudar na difusão da área da Pedagogia Militar, fornecendo subsídios teóricos-metodológicos para a temática, despertando reflexões e questionamentos para esta área.