Esse produto educacional é resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, sob orientação do professor Dr. José Joelson Pimentel de Almeida. O título da dissertação: Uma conexão entre registro fotográfico e escrita em aulas de geometria com o objetivo sugerir atividades que envolvem a prática da leitura e escrita na exploração de conceitos geométricos de forma a desenvolver as habilidades a partir de conhecimentos prévios dos alunos. Por meio de histórias, produções textuais e intepretações podem ser explorados conceitos matemáticos, permitindo que o aluno produza significados enriquecendo o seu repertório de leitura. Quando destacamos o ensino da geometria trazemos sua conexão com várias situações do cotidiano do aluno, potencializando as ideias de pensar, raciocinar e sintetizar os conceitos geométricos. Pensamos este material de forma a possibilitar ao aluno produzir, identificar conceitos geométricos de maneira dinâmica, não como algo pronto. Trabalhar com a conexão de leitura nas aulas de matemática é de suma importância, para tanto, as atividades precisam motivar os alunos à prática da leitura, escrita e reflexão sobre os conceitos geométricos. Nesta perspectiva, a nossa proposta para o professor é estimular a discussão, interação nas aulas de matemática, vale ressaltar que as atividades desenvolvidas, bem como o projeto relacionados, têm lugar em nossas vivências na Leitura e Escrita em Educação Matemática – Projeto Político – Pedagógico (LEEMAT), oportunizando uma prática de leitura e escrita reflexiva e expressiva.