A INTRODUÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO TÉCNICO FEDERAL NA PESQUISA CIENTÍFICA: MAPEAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS EM CAMPINA GRANDE - PB
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110847 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2767 "inscrito_id" => 11294 "titulo" => "A INTRODUÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO TÉCNICO FEDERAL NA PESQUISA CIENTÍFICA: MAPEAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS EM CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "Ao refletir sobre o Tripé da Educação – Ensino, Pesquisa e Extensão, nos Institutos Federais de Educação, abrimos um leque de possibilidades, troca de saberes, vivências e experiências, que no imaginário popular, fica restrita aos Discentes que estão nos cursos de nível superior. No entanto, este trabalho visa relatar a introdução na Pesquisa Cientifica de discentes que cursaram o Ensino Médio concomitantemente ao Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Campina Grande. Para isto, haverá o relato dos discentes, no Projeto: “Conhecendo os Empreendimentos Econômicos Solidários na rainha da Borborema – Campina Grande, edital 50/2022 – PIBIC-EM/CNPq, teve esse finalidade de mapear empreendimentos que trabalham com princípios da Economia Solidária. O caminho metodológico utilizado da pesquisa-ação, pautada pela troca de saberes entre os pesquisadores e os pesquisados, bem como pelos princípios da ES, com suporte teórico metodológico do materialismo histórico dialético, compreendendo o real mundo do trabalho na sociedade capitalista e a realidade enfrentada pelos Empreendimentos Solidários. A pesquisa contou com a participação de 4 discentes do Ensino Médio integrado ao Técnico (Química e Petróleo e Gás), com participação de docentes do instituto, que atuam em diversas áreas do conhecimento (Economia, Sociologia e Educação). Desta maneira, o processo de levantamento dos dados foi realizado por meio da aplicação dos questionários, contendo 62 perguntas, cujo objetivo é identificar quantos e quais empreendimentos de Campina Grande – PB atuam de acordo com os princípios Economia Solidária. Após foi realizada análise dos dados coletados, refletidos pelos membros do projeto. No processo, os discentes colaboraram e foram responsáveis por organizar, contactar os empreendimentos e aplicar os questionários. Desta forma, os discentes que participaram do projeto foram capazes de conhecer as realidades socioeconômica do território pesquisado, com o desenvolvimento de habilidades no campo da pesquisa que contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem em sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11294_TB2767_30092024234553.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA CARDOSO NEVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DIANA" "autor_email" => "dianacna8@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110847 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2767 "inscrito_id" => 11294 "titulo" => "A INTRODUÇÃO DE DISCENTES DO ENSINO TÉCNICO FEDERAL NA PESQUISA CIENTÍFICA: MAPEAMENTO DOS EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS EM CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "Ao refletir sobre o Tripé da Educação – Ensino, Pesquisa e Extensão, nos Institutos Federais de Educação, abrimos um leque de possibilidades, troca de saberes, vivências e experiências, que no imaginário popular, fica restrita aos Discentes que estão nos cursos de nível superior. No entanto, este trabalho visa relatar a introdução na Pesquisa Cientifica de discentes que cursaram o Ensino Médio concomitantemente ao Ensino Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Campina Grande. Para isto, haverá o relato dos discentes, no Projeto: “Conhecendo os Empreendimentos Econômicos Solidários na rainha da Borborema – Campina Grande, edital 50/2022 – PIBIC-EM/CNPq, teve esse finalidade de mapear empreendimentos que trabalham com princípios da Economia Solidária. O caminho metodológico utilizado da pesquisa-ação, pautada pela troca de saberes entre os pesquisadores e os pesquisados, bem como pelos princípios da ES, com suporte teórico metodológico do materialismo histórico dialético, compreendendo o real mundo do trabalho na sociedade capitalista e a realidade enfrentada pelos Empreendimentos Solidários. A pesquisa contou com a participação de 4 discentes do Ensino Médio integrado ao Técnico (Química e Petróleo e Gás), com participação de docentes do instituto, que atuam em diversas áreas do conhecimento (Economia, Sociologia e Educação). Desta maneira, o processo de levantamento dos dados foi realizado por meio da aplicação dos questionários, contendo 62 perguntas, cujo objetivo é identificar quantos e quais empreendimentos de Campina Grande – PB atuam de acordo com os princípios Economia Solidária. Após foi realizada análise dos dados coletados, refletidos pelos membros do projeto. No processo, os discentes colaboraram e foram responsáveis por organizar, contactar os empreendimentos e aplicar os questionários. Desta forma, os discentes que participaram do projeto foram capazes de conhecer as realidades socioeconômica do território pesquisado, com o desenvolvimento de habilidades no campo da pesquisa que contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem em sua formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11294_TB2767_30092024234553.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA CARDOSO NEVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DIANA" "autor_email" => "dianacna8@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }