Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE EXPERIMENTAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O iodo é um elemento importante na formação de hormônios da tireoide, esses hormônios são úteis para regular funções importantes do corpo. A ausência do iodo, bem como seu excesso no corpo humano podem causar problemas de saúde, com isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adição do iodo no sal de cozinha como uma forma de prevenir problemas de saúde relacionados à sua deficiência. Neste trabalho o laboratório de química da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) serviu como espaço de educação não formal para os alunos do ensino médio do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para realização de uma atividade experimental mediada pelos alunos do Programa Residência Pedagógica em parceria com os alunos da disciplina Núcleo Temático do curso de Química. Essa atividade teve por objetivo determinar o teor de iodo em três tipos de sais: Sal Refinado, Sal do Himalaia e Sal Grosso. A metodologia empregada foi a titulação iodométrica, seguida de cálculos que possibilitaram verificar se as amostras estavam dentro das normas de legislação (de 15 mg/kg até 45 mg/kg). Os assuntos contemplados foram: reações redox, soluções e estequiometria. Os resultados das análises indicaram que as quantidades de iodo nos três sais analisados estavam em conformidade com as normas estabelecidas. Essa iniciativa resultou em uma interação significativa, proporcionando aos participantes novos conhecimentos e enriquecendo suas experiências educacionais. A mudança no ambiente possibilitou uma ampliação das perspectivas dos alunos, contribuindo de maneira positiva para o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos. Assim, a atividade experimental foi apresentada pelos próprios estudantes na feira de ciências MUV (Movimento de Ciência e Tecnologia) do IFPI - Polo São Raimundo Nonato. Durante a apresentação os estudantes contextualizaram a importância do iodo, executaram os procedimentos experimentais, demonstrando para o público a compreensão básica dos processos químicos envolvidos.

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