O neste artigo científico as contribuições sobre interculturalidade conteúdo de estudos de debates apresentação bastante ativa a preocupação com comunicação em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS o conforme, (BRASIL, 2002) do aluno surdo a “Educação Inclusiva” a primeira experiência o desenvolvimento adulta de muitos aprendizados o seu conhecimento em níveis maioria de relações é muito importante na pesquisa fala uma coisa o mesmo na inclusão e na universidade estadual pública e/ou privada de ensino aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva (PCDA) de estudantes surdos e adultos sobre os direitos humanos dos alunos com os surdos entre deficiência para práticas à acessibilidade para apoiar alunos surdos com aprendizagem de Tradutores e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa de profissional as políticas na perspectiva de uma “Educação Especial” apresenta com a abordagem da ética para estudantes sobre a Surdez na universidade de qualitativa cientista na sala de aula, além conhecimento que recebe sua educação adultos(as) com um surdo e os ouvintes na universidade do estadual e na cidade de Belém, no Estado do Pará de pessoas com deficiência adulto pública e/ou privada no visualizar como a brasileira a educação a inclusão na prática o direito humano entre espaço a educação da Amazônia de debate e a interculturalidade o conteúdo de Línguas de Sinais. A primeira a autora confirmada, OLVIEIRA, Paulo Freire, (2015).