Os resultados educacionais do estado de Alagoas mostravam-se distantes da excelência até o ano de 2015. Alagoas era reconhecida como um estado com uma educação pública institucional que apresentava altos índices de evasão, repetência e defasagem de aprendizagem. Diante desse contexto, a partir de 2016, foi criada pela governo estadual, a função de articulador de ensino, através da portaria estadual nº 7.801 de 10 de junho de 2016. Os professores que atuam como articulador de ensino nas escolas públicas estaduais são responsáveis pela formação continuada dentro de cada unidade escolar. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de apresentar essa política pública na área da educação que tem contribuído para melhorar os índices educacionais das escolas públicas da rede estadual de Alagoas. O objetivo deste trabalho é evidenciar o papel fundamental do articulador de ensino no progresso desses índices. A metodologia utilizada foi pesquisa documental, em que analisamos os resultados obtidos no índices de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB (2017-2023) das escolas públicas estaduais da Primeira Gerência de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, apresentando a sistematização das formações continuadas embasadas nas necessidades locais de professores e estudantes. O estudo baseia-se nas teorias de Freire (1996), Alarcão (2001), Coll (2000) e Libâneo (2002) que enfatizam a reflexão crítica sobre a prátca do professor, a atualização de conhecimentos, a apropriação das inovações pedagógicas e o acompanhamento das mudanças sociais, contextualizados e articulados com as necessidades da escola, bem como nas bases legais da LDB (nº 9394/1996), da BNCC (2017) e do Referencial Curricular da Rede Estadual de Alagoas- RECAL (2019). Em comparação aos anos anteriores à implementação da função de articulador de ensino, evidenciou-se uma curva de crescimento dos resultados obtidos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas públicas estaduais observadas.