Este estudo filia-se a área de Linguística Aplicada e contempla o movimento de formação inicial e continuada via dois projetos de extensão, junto aos graduandos, participantes de programas de formação na universidade, professores da rede e demais interessados. Compreendendo a natureza dialógica da linguagem este estudo toma como referencial teórico as publicações do Círculo de Bakhtin (2003, 2010, 2013) e propicia reflexões acerca das orientações curriculares oficiais (Brasil, 2018) norteadoras para o ensino para o ensino de língua portuguesa na educação básica, com ênfase nos estudos mais recentes sobre o eixo da escrita, nas práticas de revisão e de reescrita em âmbito escolar. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa colaborativa de cunho bibliográfico para os aportes teóricos pois centramos nossas ações formativas junto aos sujeitos participantes, via instrumentos como os encontros de formação, questionário e observação de aulas em uma escola pública do interior do estado do Paraná. Nesse sentido destacamos que as análises compreendem o período de formação e de observação de aulas, e de oficinas com os participantes, presencial e remota, como a mesa-redonda sobre a temática em curso com abrangência de dois projetos de extensão ao longo de seu desenvolvimentos: i) Projeto de extensão: i) “A produção textual escrita escolar: aspectos da revisão e da reescrita no âmbito da formação docente” (Edital sônus 2023-UFRPE); ii) Projeto de extensão: “Estudos sobre a produção textual: O bilhete orientador nas práticas de revisão e reescrita escolar”, realizado no Paraná, vinculado à pesquisa “Entonações Valorativas em bilhetes orientadores para a revisão e reescrita de textos” (CNPq/Fundação Araucária), visando ações para a formação docente inicial e continuada, acerca dos processos de produção textual escrita, revisão e reescrita. Os resultados apresentaram-se satisfatórios e postulam indicadores para ações futuras na universidade visando cursos e eventos de extensão constantes que discutam relações conceituais, terminológicas e metodológicas nas práticas pedagógicas, visando ao desenvolvimento das competências em leitura e escrita dos alunos na escola e ao desenvolvimento dos professores em formação inicial e continuada, haja vista a (quase) ausência de formação contínua no eixo da escrita para os profissionais atuantes na escola.