Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UNIVERSIDADE PÚBLICA SOCIALMENTE REFERENDADA E PROJETOS DE PESQUISA EM HUMANIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113659
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6830
    "inscrito_id" => 17506
    "titulo" => "UNIVERSIDADE PÚBLICA SOCIALMENTE REFERENDADA E PROJETOS DE PESQUISA EM HUMANIDADES"
    "resumo" => "O artigo aborda a necessidade contínua de reinvenção da universidade pública, preservando sua produção histórica e compromisso com a educação, pesquisa e extensão, frente às políticas neoliberais que promovem a privatização e desvalorização do bem público. O texto reafirma a importância da universidade como instituição de excelência e bem comum, fundamental para o desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico do Brasil. Como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) pode continuar a se reinventar e adaptar-se aos novos tempos, preservando sua produção histórica e compromisso com a educação, pesquisa e extensão, enquanto enfrenta políticas neoliberais que promovem a privatização e desvalorização do bem público? Utilizando uma abordagem qualitativa, reflexiva e crítica, são analisados os desafios e as contribuições da universidade para a sociedade, destacando-se três projetos no âmbito das Ciências Humanas: "Educação para os Direitos Humanos (EDH)", "Igualdade Racial" e "Educação e Direitos de Estudantes com Deficiência". Os objetivos incluem reafirmar a importância histórica da UFBA, destacar seu papel no desenvolvimento nacional e apresentar projetos que exemplificam o compromisso da universidade com um projeto humanístico e igualitário. A importância científica do artigo se manifesta em diversos aspectos: Social porque promove inclusão social e acessibilidade, reconhecendo a diversidade da população universitária. Política porque defende o fortalecimento do Estado Democrático e a valorização da universidade pública como bem comum. Acadêmica porque enfatiza a excelência acadêmica e a valorização da pesquisa e ensino de qualidade. Os métodos utilizados incluem análise documental, referências teóricas e dados empíricos. Os projetos destacados abordam direitos humanos e políticas afirmativas. Os resultados esperados incluem a ampliação da promoção de direitos humanos, da defesa por mais igualdade racial e do fortalecimento da abordagem soobre a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17506_TB6830_07102024132520.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KATIA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA KATIA ALVES"
    "autor_email" => "al2012ssa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113659
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6830
    "inscrito_id" => 17506
    "titulo" => "UNIVERSIDADE PÚBLICA SOCIALMENTE REFERENDADA E PROJETOS DE PESQUISA EM HUMANIDADES"
    "resumo" => "O artigo aborda a necessidade contínua de reinvenção da universidade pública, preservando sua produção histórica e compromisso com a educação, pesquisa e extensão, frente às políticas neoliberais que promovem a privatização e desvalorização do bem público. O texto reafirma a importância da universidade como instituição de excelência e bem comum, fundamental para o desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico do Brasil. Como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) pode continuar a se reinventar e adaptar-se aos novos tempos, preservando sua produção histórica e compromisso com a educação, pesquisa e extensão, enquanto enfrenta políticas neoliberais que promovem a privatização e desvalorização do bem público? Utilizando uma abordagem qualitativa, reflexiva e crítica, são analisados os desafios e as contribuições da universidade para a sociedade, destacando-se três projetos no âmbito das Ciências Humanas: "Educação para os Direitos Humanos (EDH)", "Igualdade Racial" e "Educação e Direitos de Estudantes com Deficiência". Os objetivos incluem reafirmar a importância histórica da UFBA, destacar seu papel no desenvolvimento nacional e apresentar projetos que exemplificam o compromisso da universidade com um projeto humanístico e igualitário. A importância científica do artigo se manifesta em diversos aspectos: Social porque promove inclusão social e acessibilidade, reconhecendo a diversidade da população universitária. Política porque defende o fortalecimento do Estado Democrático e a valorização da universidade pública como bem comum. Acadêmica porque enfatiza a excelência acadêmica e a valorização da pesquisa e ensino de qualidade. Os métodos utilizados incluem análise documental, referências teóricas e dados empíricos. Os projetos destacados abordam direitos humanos e políticas afirmativas. Os resultados esperados incluem a ampliação da promoção de direitos humanos, da defesa por mais igualdade racial e do fortalecimento da abordagem soobre a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17506_TB6830_07102024132520.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KATIA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA KATIA ALVES"
    "autor_email" => "al2012ssa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo aborda a necessidade contínua de reinvenção da universidade pública, preservando sua produção histórica e compromisso com a educação, pesquisa e extensão, frente às políticas neoliberais que promovem a privatização e desvalorização do bem público. O texto reafirma a importância da universidade como instituição de excelência e bem comum, fundamental para o desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico do Brasil. Como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) pode continuar a se reinventar e adaptar-se aos novos tempos, preservando sua produção histórica e compromisso com a educação, pesquisa e extensão, enquanto enfrenta políticas neoliberais que promovem a privatização e desvalorização do bem público? Utilizando uma abordagem qualitativa, reflexiva e crítica, são analisados os desafios e as contribuições da universidade para a sociedade, destacando-se três projetos no âmbito das Ciências Humanas: "Educação para os Direitos Humanos (EDH)", "Igualdade Racial" e "Educação e Direitos de Estudantes com Deficiência". Os objetivos incluem reafirmar a importância histórica da UFBA, destacar seu papel no desenvolvimento nacional e apresentar projetos que exemplificam o compromisso da universidade com um projeto humanístico e igualitário. A importância científica do artigo se manifesta em diversos aspectos: Social porque promove inclusão social e acessibilidade, reconhecendo a diversidade da população universitária. Política porque defende o fortalecimento do Estado Democrático e a valorização da universidade pública como bem comum. Acadêmica porque enfatiza a excelência acadêmica e a valorização da pesquisa e ensino de qualidade. Os métodos utilizados incluem análise documental, referências teóricas e dados empíricos. Os projetos destacados abordam direitos humanos e políticas afirmativas. Os resultados esperados incluem a ampliação da promoção de direitos humanos, da defesa por mais igualdade racial e do fortalecimento da abordagem soobre a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.