No curso de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, há a disciplina “Estágio supervisionado de formação de professores para o ensino fundamental (Português)”, que visa a inserir os graduandos no espaço escolar para regência em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva relatar, de forma crítica e reflexiva, as experiências vivenciadas, durante o estágio supervisionado obrigatório, em uma escola pública municipal de Vila Flor, cidade localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, o referencial teórico deste relato está calcado, preponderantemente, em Antunes (2003) e Libâneo (1994). Ao longo de nove semanas, de 27 de abril a 22 de junho de 2023, o estagiário ministrou aulas expositivas e dialogais, focalizando os gêneros do discurso, conforme proposto por Bakhtin (2003) e pela Base Nacional Comum Curricular. Além disso, elaborou materiais didáticos e corrigiu atividades em quatro turmas da educação básica, a saber: 6°, 7°, 8° e 9° anos do ensino fundamental, totalizando 40 horas de prática docente. Neste estágio, observou-se lacunas na aprendizagem dos estudantes quanto à leitura e à escrita de textos, falta de interesse pelos estudos e, em alguns casos, indisciplina. Ademais, verificou-se que há algumas problemáticas no que tange à infraestrutura da escola, como cadeiras quebradas, algumas portas defeituosas e sem fechaduras, apenas um ventilador para turmas numerosas. Por fim, este estágio, em especial, possibilitou ao graduando refletir acerca das dificuldades enfrentadas pelos professores das escolas públicas, repensar novas metodologias de ensino-aprendizagem e buscar motivação para ensinar no poder que a educação tem de transformar vidas.