Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA DO ESTADO PERNAMBUCO E O COMPROMISSO NACIONAL: COLABORAÇÃO E ARTICULAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MUNICÍPIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110887
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2838
    "inscrito_id" => 5885
    "titulo" => "PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA DO ESTADO PERNAMBUCO E O COMPROMISSO NACIONAL: COLABORAÇÃO E ARTICULAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MUNICÍPIOS"
    "resumo" => "O Programa Criança Alfabetizada, PCA, do Estado de Pernambuco, constitui-se com o objetivo de estimular o regime de colaboração entre os poderes executivos estadual e municipais, a fim de garantir a alfabetização de crianças até sete anos de idade, ou seja, até o segundo ano do ensino fundamental. Este trabalho tem como objetivo analisar a parceria de articulação entre os níveis federal, estadual e municipal de educação, a partir do compromisso nacional criança alfabetizada, uma estratégia da União para investimento em formação de professores e direito à alfabetização de todas as crianças, além de recompor as aprendizagens nos 3º aos 5º anos do ensino fundamental. Assim, considerando a legislação, os atos normativos, o acompanhamento pedagógico, os resultados de avaliações e os materiais produzidos e relacionados ao PCA, o referencial teórico-metodológico usado nesse artigo contempla a análise documental e pesquisa bibliográfica, com foco em autoras/es nacionais e estaduais na área da alfabetização e política de educação. Dessa forma, os conceitos de alfabetização, os parâmetros definidos na colaboração e articulação nas esferas nacionais, estaduais e municipais apresentam uma série de congruências com o intuito de alcançar estratégias multimodais para atendimento às crianças, desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Nesse sentido, as formações de professoras/es, a produção de material pedagógico complementar, a premiação de escolas e a troca de experiências municipais e estadual das salas de aula na alfabetização promovem mecanismos didáticos para fortalecimento das aprendizagens dos estudantes. Por fim, compreende-se que a importância e o investimento financeiro e de recursos humanos no Programa Criança Alfabetizada, alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e realização nos municípios pernambucanos têm evidenciado um crescimento nos resultados do ensino fundamental dos anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5885_TB2838_27102024195825.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE SOUZA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Edson Lima"
    "autor_email" => "edsonlima88@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110887
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2838
    "inscrito_id" => 5885
    "titulo" => "PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA DO ESTADO PERNAMBUCO E O COMPROMISSO NACIONAL: COLABORAÇÃO E ARTICULAÇÃO COM A ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MUNICÍPIOS"
    "resumo" => "O Programa Criança Alfabetizada, PCA, do Estado de Pernambuco, constitui-se com o objetivo de estimular o regime de colaboração entre os poderes executivos estadual e municipais, a fim de garantir a alfabetização de crianças até sete anos de idade, ou seja, até o segundo ano do ensino fundamental. Este trabalho tem como objetivo analisar a parceria de articulação entre os níveis federal, estadual e municipal de educação, a partir do compromisso nacional criança alfabetizada, uma estratégia da União para investimento em formação de professores e direito à alfabetização de todas as crianças, além de recompor as aprendizagens nos 3º aos 5º anos do ensino fundamental. Assim, considerando a legislação, os atos normativos, o acompanhamento pedagógico, os resultados de avaliações e os materiais produzidos e relacionados ao PCA, o referencial teórico-metodológico usado nesse artigo contempla a análise documental e pesquisa bibliográfica, com foco em autoras/es nacionais e estaduais na área da alfabetização e política de educação. Dessa forma, os conceitos de alfabetização, os parâmetros definidos na colaboração e articulação nas esferas nacionais, estaduais e municipais apresentam uma série de congruências com o intuito de alcançar estratégias multimodais para atendimento às crianças, desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Nesse sentido, as formações de professoras/es, a produção de material pedagógico complementar, a premiação de escolas e a troca de experiências municipais e estadual das salas de aula na alfabetização promovem mecanismos didáticos para fortalecimento das aprendizagens dos estudantes. Por fim, compreende-se que a importância e o investimento financeiro e de recursos humanos no Programa Criança Alfabetizada, alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e realização nos municípios pernambucanos têm evidenciado um crescimento nos resultados do ensino fundamental dos anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5885_TB2838_27102024195825.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON DE SOUZA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Edson Lima"
    "autor_email" => "edsonlima88@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Criança Alfabetizada, PCA, do Estado de Pernambuco, constitui-se com o objetivo de estimular o regime de colaboração entre os poderes executivos estadual e municipais, a fim de garantir a alfabetização de crianças até sete anos de idade, ou seja, até o segundo ano do ensino fundamental. Este trabalho tem como objetivo analisar a parceria de articulação entre os níveis federal, estadual e municipal de educação, a partir do compromisso nacional criança alfabetizada, uma estratégia da União para investimento em formação de professores e direito à alfabetização de todas as crianças, além de recompor as aprendizagens nos 3º aos 5º anos do ensino fundamental. Assim, considerando a legislação, os atos normativos, o acompanhamento pedagógico, os resultados de avaliações e os materiais produzidos e relacionados ao PCA, o referencial teórico-metodológico usado nesse artigo contempla a análise documental e pesquisa bibliográfica, com foco em autoras/es nacionais e estaduais na área da alfabetização e política de educação. Dessa forma, os conceitos de alfabetização, os parâmetros definidos na colaboração e articulação nas esferas nacionais, estaduais e municipais apresentam uma série de congruências com o intuito de alcançar estratégias multimodais para atendimento às crianças, desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental. Nesse sentido, as formações de professoras/es, a produção de material pedagógico complementar, a premiação de escolas e a troca de experiências municipais e estadual das salas de aula na alfabetização promovem mecanismos didáticos para fortalecimento das aprendizagens dos estudantes. Por fim, compreende-se que a importância e o investimento financeiro e de recursos humanos no Programa Criança Alfabetizada, alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e realização nos municípios pernambucanos têm evidenciado um crescimento nos resultados do ensino fundamental dos anos iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.