A recomendação do estudo da variação linguística para o ensino do português brasileiro como língua materna está presente tanto em documentos oficiais que regem a educação no país, a exemplo dos PCN e da BNCC, quanto em livros didáticos dos diferentes níveis da educação básica, legitimando o ensino de língua materna sob a perspectiva do letramento. Dessa forma, o estudo da gramática está a serviço do entendimento da constituição dos textos. Assim, o professor, ao ensinar a língua materna, não nega o conhecimento que o aluno já possui, mas busca ampliar sua competência comunicativa. O presente artigo tem, pois, como objetivo principal apresentar e discutir alguns dos pressupostos da pedagogia da variação a fim de promover uma educação em que os alunos saibam utilizar a língua de maneira adequada aos diferentes contextos. Para isso, serão analisadas algumas atividades propostas em livros didáticos de português do ensino fundamenta de modo perceber, avaliar e discutir como essa variação tem sido tratada na escola se considerados apenas os livros selecionados. Quando necessário serão propostas outras possibilidades para o estudo da variação na escola. Espera-se, com isso, promover reflexões acerca do tema em discussão de modo a refletir sobre formas de combater o preconceito linguístico na escola.