A PRÁTICA DOCENTE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM-PA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112298 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4869 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM-PA" "resumo" => "O ensino fundamental anos iniciais é apoiado pela legislação brasileira, por meio da qual é garantido e assegurado o acesso à educação para todas as pessoas ao longo de toda vida. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a prática docente e os desafios enfrentados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Belém PA. O estudo adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada aplicada a uma pedagoga atuante há 28 anos no ensino fundamental da rede municipal. A pesquisa teve como suporte teórico bibliográfico Os dados analisados trouxeram narrativas que associaram o saber, a prática, os desafios e dificuldades e a experiência profissional à função docente à uma vocação e dedicação, sendo o profissionalismo, relação interpessoal e persistência o ponto central de suas ações e práticas. Para a docente o maior desafio foi atender as múltiplas dificuldades das crianças e das suas histórias, assim como as famílias. A docente afirma que reflete sobre a inteligência e paciência para lidar com as pessoas e procurar sempre ter um bom relacionamento pessoal, pois sempre tem um novo cenário na educação, a exemplo o ensino remoto durante a pandemia na escola. Em sua prática, a professora afirmou pôr em prática atividades lúdicas que envolvem a participação ativa dos alunos, em sala de aula. O trabalho em sala de aula com as crianças inclui o pintar, o brincar, o visual e a interação. Em sua opinião essa base é muito importante para essa etapa inicial do ensino fundamental. Assim, a entrevista nos mostrou relevante por proporcionar uma reflexão sobre a prática da docente e as vivências em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID436_TB4869_29052024184533.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112298 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4869 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM-PA" "resumo" => "O ensino fundamental anos iniciais é apoiado pela legislação brasileira, por meio da qual é garantido e assegurado o acesso à educação para todas as pessoas ao longo de toda vida. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a prática docente e os desafios enfrentados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Belém PA. O estudo adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada aplicada a uma pedagoga atuante há 28 anos no ensino fundamental da rede municipal. A pesquisa teve como suporte teórico bibliográfico Os dados analisados trouxeram narrativas que associaram o saber, a prática, os desafios e dificuldades e a experiência profissional à função docente à uma vocação e dedicação, sendo o profissionalismo, relação interpessoal e persistência o ponto central de suas ações e práticas. Para a docente o maior desafio foi atender as múltiplas dificuldades das crianças e das suas histórias, assim como as famílias. A docente afirma que reflete sobre a inteligência e paciência para lidar com as pessoas e procurar sempre ter um bom relacionamento pessoal, pois sempre tem um novo cenário na educação, a exemplo o ensino remoto durante a pandemia na escola. Em sua prática, a professora afirmou pôr em prática atividades lúdicas que envolvem a participação ativa dos alunos, em sala de aula. O trabalho em sala de aula com as crianças inclui o pintar, o brincar, o visual e a interação. Em sua opinião essa base é muito importante para essa etapa inicial do ensino fundamental. Assim, a entrevista nos mostrou relevante por proporcionar uma reflexão sobre a prática da docente e as vivências em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID436_TB4869_29052024184533.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }