Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DOCENTE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM-PA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112298
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4869
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM-PA"
    "resumo" => "O ensino fundamental anos iniciais é apoiado pela legislação brasileira, por meio da qual é garantido e assegurado o acesso à educação para todas as pessoas ao longo de toda vida. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a prática docente e os desafios enfrentados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Belém PA. O estudo adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada aplicada a uma pedagoga atuante há 28 anos no ensino fundamental da rede municipal. A pesquisa teve como suporte teórico bibliográfico Os dados analisados trouxeram narrativas que associaram o saber, a prática, os desafios e dificuldades e a experiência profissional à função docente à uma vocação e dedicação, sendo o profissionalismo, relação interpessoal e persistência o ponto central de suas ações e práticas. Para a docente o maior desafio foi atender as múltiplas dificuldades das crianças e das suas histórias, assim como as famílias. A docente afirma que reflete sobre a inteligência e paciência para lidar com as pessoas e procurar sempre ter um bom relacionamento pessoal, pois sempre tem um novo cenário na educação, a exemplo o ensino remoto durante a pandemia na escola. Em sua prática, a professora afirmou pôr em prática atividades lúdicas que envolvem a participação ativa dos alunos, em sala de aula. O trabalho em sala de aula com as crianças inclui o pintar, o brincar, o visual e a interação. Em sua opinião essa base é muito importante para essa etapa inicial do ensino fundamental. Assim, a entrevista nos mostrou relevante por proporcionar uma reflexão sobre a prática da docente e as vivências em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID436_TB4869_29052024184533.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112298
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4869
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM-PA"
    "resumo" => "O ensino fundamental anos iniciais é apoiado pela legislação brasileira, por meio da qual é garantido e assegurado o acesso à educação para todas as pessoas ao longo de toda vida. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a prática docente e os desafios enfrentados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Belém PA. O estudo adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada aplicada a uma pedagoga atuante há 28 anos no ensino fundamental da rede municipal. A pesquisa teve como suporte teórico bibliográfico Os dados analisados trouxeram narrativas que associaram o saber, a prática, os desafios e dificuldades e a experiência profissional à função docente à uma vocação e dedicação, sendo o profissionalismo, relação interpessoal e persistência o ponto central de suas ações e práticas. Para a docente o maior desafio foi atender as múltiplas dificuldades das crianças e das suas histórias, assim como as famílias. A docente afirma que reflete sobre a inteligência e paciência para lidar com as pessoas e procurar sempre ter um bom relacionamento pessoal, pois sempre tem um novo cenário na educação, a exemplo o ensino remoto durante a pandemia na escola. Em sua prática, a professora afirmou pôr em prática atividades lúdicas que envolvem a participação ativa dos alunos, em sala de aula. O trabalho em sala de aula com as crianças inclui o pintar, o brincar, o visual e a interação. Em sua opinião essa base é muito importante para essa etapa inicial do ensino fundamental. Assim, a entrevista nos mostrou relevante por proporcionar uma reflexão sobre a prática da docente e as vivências em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID436_TB4869_29052024184533.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DAS GRAÇAS DOS SANTOS RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "caroline.san.rib.20@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino fundamental anos iniciais é apoiado pela legislação brasileira, por meio da qual é garantido e assegurado o acesso à educação para todas as pessoas ao longo de toda vida. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a prática docente e os desafios enfrentados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Belém PA. O estudo adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada aplicada a uma pedagoga atuante há 28 anos no ensino fundamental da rede municipal. A pesquisa teve como suporte teórico bibliográfico Os dados analisados trouxeram narrativas que associaram o saber, a prática, os desafios e dificuldades e a experiência profissional à função docente à uma vocação e dedicação, sendo o profissionalismo, relação interpessoal e persistência o ponto central de suas ações e práticas. Para a docente o maior desafio foi atender as múltiplas dificuldades das crianças e das suas histórias, assim como as famílias. A docente afirma que reflete sobre a inteligência e paciência para lidar com as pessoas e procurar sempre ter um bom relacionamento pessoal, pois sempre tem um novo cenário na educação, a exemplo o ensino remoto durante a pandemia na escola. Em sua prática, a professora afirmou pôr em prática atividades lúdicas que envolvem a participação ativa dos alunos, em sala de aula. O trabalho em sala de aula com as crianças inclui o pintar, o brincar, o visual e a interação. Em sua opinião essa base é muito importante para essa etapa inicial do ensino fundamental. Assim, a entrevista nos mostrou relevante por proporcionar uma reflexão sobre a prática da docente e as vivências em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.