O ensino fundamental anos iniciais é apoiado pela legislação brasileira, por meio da qual é garantido e assegurado o acesso à educação para todas as pessoas ao longo de toda vida. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a prática docente e os desafios enfrentados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Belém PA. O estudo adotou a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa de campo e revisão bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada aplicada a uma pedagoga atuante há 28 anos no ensino fundamental da rede municipal. A pesquisa teve como suporte teórico bibliográfico Os dados analisados trouxeram narrativas que associaram o saber, a prática, os desafios e dificuldades e a experiência profissional à função docente à uma vocação e dedicação, sendo o profissionalismo, relação interpessoal e persistência o ponto central de suas ações e práticas. Para a docente o maior desafio foi atender as múltiplas dificuldades das crianças e das suas histórias, assim como as famílias. A docente afirma que reflete sobre a inteligência e paciência para lidar com as pessoas e procurar sempre ter um bom relacionamento pessoal, pois sempre tem um novo cenário na educação, a exemplo o ensino remoto durante a pandemia na escola. Em sua prática, a professora afirmou pôr em prática atividades lúdicas que envolvem a participação ativa dos alunos, em sala de aula. O trabalho em sala de aula com as crianças inclui o pintar, o brincar, o visual e a interação. Em sua opinião essa base é muito importante para essa etapa inicial do ensino fundamental. Assim, a entrevista nos mostrou relevante por proporcionar uma reflexão sobre a prática da docente e as vivências em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental.