NÍSIA FLORESTA: UMA VOZ QUE ECOAVA EM FAVOR DO INDÍGENA E DA MULHER NO BRASIL DURANTE O SÉCULO XIX
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113191 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6175 "inscrito_id" => 4664 "titulo" => "NÍSIA FLORESTA: UMA VOZ QUE ECOAVA EM FAVOR DO INDÍGENA E DA MULHER NO BRASIL DURANTE O SÉCULO XIX" "resumo" => "A escritora potiguar Nísia Floresta é considerada uma das grandes defensoras da educação feminina em pleno século XIX, como também atuou na defesa dos povos indígenas nesse período. Em razão dessa defesa da mulher e do indígena, a autora foi criticada não só no âmbito público, mas também privado, foi perseguida e teve que se exilar em outro país. Neste trabalho, temos como objetivo analisar o posicionamento de Nísia Floresta na defesa dos povos indígenas e da mulher no Brasil a partir de suas obras, mas especificamente em seu poema A lágrima de um caeté (1997). Ensejamos ainda fazer uma leitura da referida obra não só a partir do foco na representação dos povos indígenas, mas também a partir das questões de gênero. Considerando-se que o nosso trabalho se relaciona, aos estudos sobre o indígena na cultura brasileira e aos estudos acerca da produção literária de autoria feminina de tempos passados. Nosso aporte teórico contempla, pois, ambas as frentes de pesquisa, no que diz respeito à reflexão sobre o indígena brasileiro, baseamo-nos nos estudos de Bastos (2011), Coutinho (1997) e Graça (1998). Quanto aos estudos de gênero nos pautamos nas reflexões de Hollanda (2020), Xavier (1999) e Zolin (2005). Esperamos contribuir para os estudos acerca do indigenismo no país e, notadamente, para os estudos sobre a mulher e a produção literária de autoria feminina do século XIX, que foi silenciada da história literária oficial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4664_TB6175_26052024082340.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIS REGINA GUEDES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIS" "autor_email" => "elis.gds19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113191 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6175 "inscrito_id" => 4664 "titulo" => "NÍSIA FLORESTA: UMA VOZ QUE ECOAVA EM FAVOR DO INDÍGENA E DA MULHER NO BRASIL DURANTE O SÉCULO XIX" "resumo" => "A escritora potiguar Nísia Floresta é considerada uma das grandes defensoras da educação feminina em pleno século XIX, como também atuou na defesa dos povos indígenas nesse período. Em razão dessa defesa da mulher e do indígena, a autora foi criticada não só no âmbito público, mas também privado, foi perseguida e teve que se exilar em outro país. Neste trabalho, temos como objetivo analisar o posicionamento de Nísia Floresta na defesa dos povos indígenas e da mulher no Brasil a partir de suas obras, mas especificamente em seu poema A lágrima de um caeté (1997). Ensejamos ainda fazer uma leitura da referida obra não só a partir do foco na representação dos povos indígenas, mas também a partir das questões de gênero. Considerando-se que o nosso trabalho se relaciona, aos estudos sobre o indígena na cultura brasileira e aos estudos acerca da produção literária de autoria feminina de tempos passados. Nosso aporte teórico contempla, pois, ambas as frentes de pesquisa, no que diz respeito à reflexão sobre o indígena brasileiro, baseamo-nos nos estudos de Bastos (2011), Coutinho (1997) e Graça (1998). Quanto aos estudos de gênero nos pautamos nas reflexões de Hollanda (2020), Xavier (1999) e Zolin (2005). Esperamos contribuir para os estudos acerca do indigenismo no país e, notadamente, para os estudos sobre a mulher e a produção literária de autoria feminina do século XIX, que foi silenciada da história literária oficial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4664_TB6175_26052024082340.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIS REGINA GUEDES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELIS" "autor_email" => "elis.gds19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }