Neste estudo foi analisado o uso de ferramentas digitais agregadas a divulgação dos trabalhos realizados no Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE-UECE), bem como o impacto que essa publicidade tem sobre o público alcançado. O objetivo, portanto, foi avaliar o uso do Instagram como veículo de comunicação científica e o crescimento digital do museu ao longo dos cinco anos de instituição. A abordagem deste trabalho deu-se por meio da gradação comparativa a partir do ano de 2019 quando foi fundado até o ano atual de 2024. Para isso, foi observado o comportamento dos seguidores em relação ao perfil profissional educativo, tendo como base o “insights” (ferramenta de análise de dados que oferece informações valiosas sobre impressões, alcance, cliques e outras métricas da conta). Com isso, verificou-se a relação das mídias sociais, diante das ações exercidas pelo MHNCE. Em resposta, o tipo de impacto apresentado foi de cunho científico pedagógico, ao mesmo tempo em que a devolutiva dos seguidores os classificou como receptores da comunicação científica, de acordo com a projeção dos cinco anos de instituição. O que comprovou a tese de que o papel das ferramentas digitais, associadas à divulgação das ações geradas pelo MHNCE, tem influência educativa e alusiva cultural em relação ao crescimento digital que evidenciou a permanência e a chegada de novos seguidores. A plataforma de ensaio para a resolução deste caso foi o Instagram, aplicativo utilizado para a expansão cultural das atividades realizadas pelo museu. Dessa forma, os resultados obtidos irão servir como resposta ao trabalho executado por toda a equipe, ampliando as fronteiras da educação museal, assim como também, a visibilidade do ofício gerada através dos contínuos eventos que o núcleo participa e promove.