Tendo em vista que a alfabetização e o processo formativo do professor alfabetizador requer um conjunto de habilidades e conhecimentos específicos, através deste trabalho nos propomos a pensar como é caracterizado o perfil desse profissional e a importância da formação continuada para melhorias na prática pedagógica. Nesse sentido, buscamos apresentar resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico, relacionada ainda às nossas vivências, tendo a formação como foco para mediação do processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos. O estudo, nos leva a pensar se estamos compreendendo que alfabetização e letramento são processos que preferencialmente devem acontecer de forma concomitante e indissociável, assim como, se estamos priorizando só a escrita no sentido mecânico, negligenciando a escrita no sentido de compartilhamento de ideias. Tudo isso para pensar a ausência da reflexão sobre as práticas, as dificuldades encontradas no processo formativo e também a necessidade de o professor alfabetizador estar em constante aprendizado, num processo formativo para formar o outro. Estes elementos analisados a partir de alguns dos textos que serviram como referência para a escrita deste trabalho deixam claro a necessidade de se pensar em espaços formativos, práticas intencionais e significativas e exercícios de reflexão, onde o professor alfabetizador tenha a oportunidade de pensar a formação como um exercício contínuo.