O presente estudo aborda a relevância da experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação de professores, destacando a transição da teoria para a prática como um elemento crucial nesse processo. A partir da análise da participação no PIBID, são discutidos os impactos dessa vivência na formação dos educadores em formação. Objetiva-se investigar como a vivência no PIBID contribui para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a reflexão crítica sobre a prática docente e a consolidação da identidade profissional dos futuros professores. Por meio de revisão de literatura e de uma abordagem qualitativa, utilizando o procedimento metodológico da pesquisa exploratória, o estudo reflete sobre a experiência no ano de 2023 no subprojeto de Biologia do Instituto Federal do Tocantins/Campus Araguatins. Os principais resultados revelam que a participação no PIBID proporciona uma base sólida para a atuação como docente, promovendo a integração efetiva entre teoria e prática, o desenvolvimento de habilidades de comunicação, a reflexão constante sobre a prática pedagógica e o fortalecimento do compromisso com a qualidade da educação. Esses resultados destacam o PIBID como um espaço de formação enriquecedor e transformador para os futuros educadores. A vivência prática no PIBID é essencial para a preparação de professores críticos e reflexivos, capacitando-os a enfrentar os desafios contemporâneos da educação e a melhorar continuamente suas práticas pedagógicas.