A UTILIZAÇÃO DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS GENERATIVAS COMO FERRAMENTAS DE PERSONALIZAÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Dentre esses avanços, a chegada da inteligência artificial generativa (AIG) tem modificado como interagimos com a tecnologia, permitindo a criação de conteúdos personalizados, automação de tarefas e oferecendo soluções inovadoras que transformam toda a sociedade. As IAGs são um ramo da inteligência artificial focado na criação de novos conteúdos, a partir de grande volume de dados existentes. Diferentes das inteligências artificiais tradicionais, que se concentram em análises e previsões, as IAGs têm a capacidade de criar materiais originais e individualizados, que se adaptam às necessidades de seus usuários. A Lei Brasileira de Inclusão (LEI nº 13.146/2015) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) estabelecem que todas as escolas devem garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou múltiplas. Essas legislações visam assegurar a igualdade de oportunidades e a plena participação dos estudantes, promovendo a inclusão e o respeito às diferenças no ambiente escolar. Na educação inclusiva, as inteligências artificiais generativas oferecem apoio aos professores no processo de personalização do ensino, auxiliando na produção de recursos, atividades e materiais didáticos que atendam às necessidades e respeitem as trajetórias dos alunos. E é nessa perspectiva que a utilização de ferramentas como Canva, Google Drive, Chat GPT, se tornam uma contribuição ao ato pedagógico, auxiliando o professor a produzir com melhor qualidade seu ofício, conforme o recurso a ser elaborado para a utilização dos alunos em sala de aula. Dessa forma, o contexto educacional atual exige do professor a utilização de recursos que possibilitem a elaboração de recursos didáticos que promovam o desenvolvimento educacional do aluno de acordo com suas necessidades individualizadas." 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