Na presença dos desafios hodiernos inseridos à educação é urgente retomar o sentido, as teorias e as possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica. Logo, o presente artigo tem como objetivo evidenciar a contribuição do lúdico como ferramenta de metodologia ativa no ensino de Língua Portuguesa, por meio de um relato de experiência com o jogo "Bingo dos pronomes", realizado com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais da Unidade Escolar Ozildo Albano, localizada em Picos – PI, onde é realizado intervenções por meio do Programa de Residência Pedagógica PRP/Letras. Como parte do percurso metodológico, inicialmente foi realizada uma descrição da atividade desenvolvida e, em seguida, uma explanação sobre o ensino da Língua Portuguesa, além dos conceitos e importância da ludicidade que são as bases desse estudo. Como fundamentação teórica deste estudo, utilizou-se autores como: Geraldi (1984); Fiorini (2009); Moran (2018); Antunes (2003) Kishimoto (2021), Brougère (1998) dentre outros. Observou-se que, na educação do século XXI a utilização do lúdico torna o ensino mais prazeroso, significativo e consequentemente viabiliza aos alunos um aprendizado efetivo com a temida gramática.