Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS PROGRAMAS EDUCACIONAIS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO: TRAJETÓRIA E RESULTADOS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As políticas públicas educacionais no Brasil têm desempenhado um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação, especialmente as políticas voltadas para formação de professores e sua permanência na educação. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica têm contribuído, sobremodo, com os interesses governamentais para que alunos dos cursos de licenciatura tenham contato com a profissão docente antes mesmo de concluírem o curso. Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério, melhorar a qualidade dos cursos de licenciatura e possibilitar aos discentes uma efetiva vivência da relação entre teoria e a prática são alguns dos objetivos dos programas ora citados. Assim, o presente trabalho tem como proposta mostrar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica foram desenvolvidos no âmbito Universidade Estadual do Maranhão entre os anos de 2018 e 2024. Como referencial teórico para os estudos de formação de professores, pesquisou-se Tardif (2014), Freire (2019) e Nóvoa (2019); para os estudos sobre Pibid, pesquisou-se Pierote (2016) e Novaes (2019) e para os estudos do programa Residência Pedagógica pesquisou-se Silva (2018) e Santana e Barbosa (2020). Para além desses autores, foram consultados documentos oficiais e acadêmicos como leis, editais, portarias, projetos, entre outros. De maneira geral, os resultados da pesquisa mostram a importância desses dois programas para os alunos e professores envolvidos, bem como para a IES, por representar o fortalecimento das licenciaturas.

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