As políticas públicas educacionais no Brasil têm desempenhado um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação, especialmente as políticas voltadas para formação de professores e sua permanência na educação. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica têm contribuído, sobremodo, com os interesses governamentais para que alunos dos cursos de licenciatura tenham contato com a profissão docente antes mesmo de concluírem o curso. Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério, melhorar a qualidade dos cursos de licenciatura e possibilitar aos discentes uma efetiva vivência da relação entre teoria e a prática são alguns dos objetivos dos programas ora citados. Assim, o presente trabalho tem como proposta mostrar como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica foram desenvolvidos no âmbito Universidade Estadual do Maranhão entre os anos de 2018 e 2024. Como referencial teórico para os estudos de formação de professores, pesquisou-se Tardif (2014), Freire (2019) e Nóvoa (2019); para os estudos sobre Pibid, pesquisou-se Pierote (2016) e Novaes (2019) e para os estudos do programa Residência Pedagógica pesquisou-se Silva (2018) e Santana e Barbosa (2020). Para além desses autores, foram consultados documentos oficiais e acadêmicos como leis, editais, portarias, projetos, entre outros. De maneira geral, os resultados da pesquisa mostram a importância desses dois programas para os alunos e professores envolvidos, bem como para a IES, por representar o fortalecimento das licenciaturas.