Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSFORMANDO DESAFIOS EM ENGAJAMENTO: A METODOLOGIA ATIVA NA ANÁLISE E GESTÃO DE EFLUENTES NO IFMT

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114914
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8624
    "inscrito_id" => 18886
    "titulo" => "TRANSFORMANDO DESAFIOS EM ENGAJAMENTO: A METODOLOGIA ATIVA NA ANÁLISE E GESTÃO DE EFLUENTES NO IFMT"
    "resumo" => "Em 2023, a disciplina "Análise e Gestão de Efluentes" foi ofertada a estudantes do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente no IFMT Campus Cuiabá Bela Vista. A metodologia empregada (Metodologia Ativa), visou engajar uma turma de 44 estudantes, caracterizada por desmotivação e falta de foco. Foram planejadas e utilizadas cinco estratégias didáticas com o objetivo de propiciar o engajamento e a assimilação do conteúdo proposto: 1 – Motivação, exposição pela professora, do conteúdo a ser trabalhado; conhecimento prévio dos estudantes sobre importância dos recursos hídricos e da gestão de águas residuárias, e dinâmica de grupo (recursos hídricos da baixada cuiabana, captação e tratamento de águas residuárias). 2 – Estudo Dirigido, advinda dos questionamentos dos estudantes, analisou-se dispositivos legais (Lei n° 11.445/2007 e Lei n° 10.257/2001) gerando mais interesse e participação. 3 - Estudo de Meio/Caso em grupos, os estudantes investigaram cursos d'água urbanos, descobrindo que alguns municípios não possuíam plano diretor ou estavam com ele desatualizado. 4 - PBL, foi proposto aos estudantes investigar “Como é a gestão das águas residuárias nos municípios pesquisados e como isso impacta na gestão do maior recurso hídrico – Rio”. 5 - Produção e Divulgação: os estudantes transformaram seus materiais em artigos e organizaram o I Colóquio Ambiental do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, com rodas de conversa com diversos atores da sociedade (Gestor público municipal, pesquisadores, representantes da sociedade civil, organizações do terceiro setor, povos tradicionais e estudantes) e apresentações dos trabalhos, incluindo vídeos. Os estudantes propuseram que o Colóquio fosse incorporado ao calendário oficial do Campus. O processo permitiu uma troca de experiências valiosa, fazendo com que os estudantes se sentissem parte ativa das decisões e discussões sobre temas relevantes para a sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18886_TB8624_06082024235158.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA FERNANDA SILVA IOCCA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA IOCCA"
    "autor_email" => "andreia.iocca@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114914
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8624
    "inscrito_id" => 18886
    "titulo" => "TRANSFORMANDO DESAFIOS EM ENGAJAMENTO: A METODOLOGIA ATIVA NA ANÁLISE E GESTÃO DE EFLUENTES NO IFMT"
    "resumo" => "Em 2023, a disciplina "Análise e Gestão de Efluentes" foi ofertada a estudantes do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente no IFMT Campus Cuiabá Bela Vista. A metodologia empregada (Metodologia Ativa), visou engajar uma turma de 44 estudantes, caracterizada por desmotivação e falta de foco. Foram planejadas e utilizadas cinco estratégias didáticas com o objetivo de propiciar o engajamento e a assimilação do conteúdo proposto: 1 – Motivação, exposição pela professora, do conteúdo a ser trabalhado; conhecimento prévio dos estudantes sobre importância dos recursos hídricos e da gestão de águas residuárias, e dinâmica de grupo (recursos hídricos da baixada cuiabana, captação e tratamento de águas residuárias). 2 – Estudo Dirigido, advinda dos questionamentos dos estudantes, analisou-se dispositivos legais (Lei n° 11.445/2007 e Lei n° 10.257/2001) gerando mais interesse e participação. 3 - Estudo de Meio/Caso em grupos, os estudantes investigaram cursos d'água urbanos, descobrindo que alguns municípios não possuíam plano diretor ou estavam com ele desatualizado. 4 - PBL, foi proposto aos estudantes investigar “Como é a gestão das águas residuárias nos municípios pesquisados e como isso impacta na gestão do maior recurso hídrico – Rio”. 5 - Produção e Divulgação: os estudantes transformaram seus materiais em artigos e organizaram o I Colóquio Ambiental do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, com rodas de conversa com diversos atores da sociedade (Gestor público municipal, pesquisadores, representantes da sociedade civil, organizações do terceiro setor, povos tradicionais e estudantes) e apresentações dos trabalhos, incluindo vídeos. Os estudantes propuseram que o Colóquio fosse incorporado ao calendário oficial do Campus. O processo permitiu uma troca de experiências valiosa, fazendo com que os estudantes se sentissem parte ativa das decisões e discussões sobre temas relevantes para a sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID18886_TB8624_06082024235158.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA FERNANDA SILVA IOCCA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA IOCCA"
    "autor_email" => "andreia.iocca@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Em 2023, a disciplina "Análise e Gestão de Efluentes" foi ofertada a estudantes do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente no IFMT Campus Cuiabá Bela Vista. A metodologia empregada (Metodologia Ativa), visou engajar uma turma de 44 estudantes, caracterizada por desmotivação e falta de foco. Foram planejadas e utilizadas cinco estratégias didáticas com o objetivo de propiciar o engajamento e a assimilação do conteúdo proposto: 1 – Motivação, exposição pela professora, do conteúdo a ser trabalhado; conhecimento prévio dos estudantes sobre importância dos recursos hídricos e da gestão de águas residuárias, e dinâmica de grupo (recursos hídricos da baixada cuiabana, captação e tratamento de águas residuárias). 2 – Estudo Dirigido, advinda dos questionamentos dos estudantes, analisou-se dispositivos legais (Lei n° 11.445/2007 e Lei n° 10.257/2001) gerando mais interesse e participação. 3 - Estudo de Meio/Caso em grupos, os estudantes investigaram cursos d'água urbanos, descobrindo que alguns municípios não possuíam plano diretor ou estavam com ele desatualizado. 4 - PBL, foi proposto aos estudantes investigar “Como é a gestão das águas residuárias nos municípios pesquisados e como isso impacta na gestão do maior recurso hídrico – Rio”. 5 - Produção e Divulgação: os estudantes transformaram seus materiais em artigos e organizaram o I Colóquio Ambiental do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, com rodas de conversa com diversos atores da sociedade (Gestor público municipal, pesquisadores, representantes da sociedade civil, organizações do terceiro setor, povos tradicionais e estudantes) e apresentações dos trabalhos, incluindo vídeos. Os estudantes propuseram que o Colóquio fosse incorporado ao calendário oficial do Campus. O processo permitiu uma troca de experiências valiosa, fazendo com que os estudantes se sentissem parte ativa das decisões e discussões sobre temas relevantes para a sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.