FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO ESCLARECIMENTO EM ADORNO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112353 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4946 "inscrito_id" => 15112 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO ESCLARECIMENTO EM ADORNO" "resumo" => "Esta pesquisa refletiu sobre a formação docente com vista a inclusão de estudantes com deficiência para ter um entendimento a partir do conceito de esclarecimento deixado por Adorno. Dessa forma, teve-se como objetivo geral conhecer as contribuições do conceito adorniano de esclarecimento buscando fazer relação com as discussões a respeito da formação docente na perspectiva da inclusão escolar e como objetivos específicos buscou-se, evidenciar a concepção de esclarecimento a partir de Adorno e a relação com a formação docente, além de refletir sobre o conceito de inclusão escolar. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, tendo como corpus teórico para fundamentação estudiosos como: Adorno (1995), Adorno e Horkheimer (1985), Mendes (2017), Costa (2011). Com este trabalho foi possível observar que a formação docente com o olhar na inclusão escolar não pode limitar-se a ser mera forma de instrumentalizar/atualizar os professores, a partir de uma racionalidade prática, mas que favoreça o esclarecimento, de maneira a permitir ao professor um posicionamento autônomo, consciente, fundamentado e crítico diante da dinâmica da vida escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15112_TB4946_30052024220907.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANA NASCIMENTO RODRIGUES CANTANHÊDE" "autor_nome_curto" => "GILVANA" "autor_email" => "gilvananrodrigues@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112353 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4946 "inscrito_id" => 15112 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO ESCLARECIMENTO EM ADORNO" "resumo" => "Esta pesquisa refletiu sobre a formação docente com vista a inclusão de estudantes com deficiência para ter um entendimento a partir do conceito de esclarecimento deixado por Adorno. Dessa forma, teve-se como objetivo geral conhecer as contribuições do conceito adorniano de esclarecimento buscando fazer relação com as discussões a respeito da formação docente na perspectiva da inclusão escolar e como objetivos específicos buscou-se, evidenciar a concepção de esclarecimento a partir de Adorno e a relação com a formação docente, além de refletir sobre o conceito de inclusão escolar. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, tendo como corpus teórico para fundamentação estudiosos como: Adorno (1995), Adorno e Horkheimer (1985), Mendes (2017), Costa (2011). Com este trabalho foi possível observar que a formação docente com o olhar na inclusão escolar não pode limitar-se a ser mera forma de instrumentalizar/atualizar os professores, a partir de uma racionalidade prática, mas que favoreça o esclarecimento, de maneira a permitir ao professor um posicionamento autônomo, consciente, fundamentado e crítico diante da dinâmica da vida escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15112_TB4946_30052024220907.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILVANA NASCIMENTO RODRIGUES CANTANHÊDE" "autor_nome_curto" => "GILVANA" "autor_email" => "gilvananrodrigues@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }