Este trabalho investiga o uso do cinema como recurso didático no ensino de Ciências, visando compreender como essa prática pode enriquecer a aprendizagem e engajar os alunos de maneira mais eficaz. Adotando uma metodologia qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica de artigos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) nos anos de 2017, 2019, 2021 e 2023, o estudo revela que o cinema pode tornar os conteúdos científicos mais acessíveis e estimulantes, além de promover o pensamento crítico e a reflexão. A análise indica que tanto animações quanto documentários científicos, quando integrados ao currículo escolar, ajudam a contextualizar os conceitos teóricos visualmente. Além disso, o cinema educativo pode servir como ponto de partida para debates, estimulando a colaboração e a criatividade dos alunos. No entanto, os resultados mostram que, embora o cinema seja uma ferramenta educativa, sua utilização como recurso pedagógico tem diminuído, destacando a necessidade de maior incentivo e capacitação para os professores no uso dessas tecnologias. Dessa forma, com um planejamento adequado e recursos didáticos apropriados, o cinema pode ser um aliado no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma experiência educativa, rica, envolvente e contextualizada, que atende às demandas do ensino e às expectativas dos estudantes.