O SPAECE/ALFA é um instrumento que tem o objetivo medir a qualidade da educação e observar as competências e habilidades adquiridas pelos alunos nas áreas de Língua Portuguesa e a partir de 2024, Matemática. Nosso objetivo com a pesquisa é analisar os reflexos do SPAECE/Alfa, como uma avaliação externa, na saúde emocional dos docentes que atuam no 2° ano dos anos iniciais, na Rede Municipal de Fortaleza. A metodologia empreendida pauta-se na pesquisa qualitativa com a utilização de instrumentos bibliográficos, documentais e entrevistas com um grupo de professores da rede. Como resultado, esperamos que nosso estudo contribua para o debate sobre os impactos das avaliações externas na saúde dos docentes. Situações como: Pressão para alcançar resultados satisfatórios afim de gerar visibilidade para a escola; Sensação de que as avaliações não refletem a realidade da sala de aula, levando em consideração que no dia da sua realização, a criança pode estar doente ou com problemas em sua casa e isso reverbera em seu desempenho; E em algumas situações, pode existir uma falta de apoio por parte de algumas gestões seja parcial ou por completa, que também reverbera nesse desempenho. É importante que as políticas educacionais considerem esses impactos, a fim de minimizar os possíveis danos à saúde emocional dos professores – que ao fim de todo o processo anual são os mais impactados junto as crianças.