Este artigo propõe uma discussão sobre a importância do pedagogo em ambientes de adoecimento, com base nas reflexões do Curso de Formação Psicopedagógica em Espaços Alternativos de Aprendizagem, ofertado pela Universidade Federal da Paraíba. Em tais contextos desafiadores, o papel do pedagogo vai além do ensino tradicional, requerendo sensibilidade e adaptação às necessidades específicas dos aprendizes em situação de adoecimento. A análise dos dados do curso, revela a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, com colaboração entre profissionais de saúde e educadores para promover o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes. Estratégias pedagógicas adaptadas, como o uso de métodos lúdicos e tecnológicos, emergem como ferramentas essenciais para engajar os aprendizes e facilitar o processo de aprendizagem, mesmo em condições adversas. Conclui-se que o pedagogo desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes em situação de adoecimento, contribuindo significativamente para sua qualidade de vida e processo de recuperação. Este estudo enfatiza a importância da sensibilidade às necessidades individuais dos aprendizes e da flexibilidade na adaptação de práticas educacionais para enfrentar os desafios presentes em ambientes de adoecimento. Ao reconhecer e valorizar o papel do pedagogo nesses contextos, podemos promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes, independentemente de suas condições de saúde.