Este resumo tem como objetivo relatar e refletir sobre como a documentação ressignificou e transformou a prática pedagógica com crianças bem pequenas em uma creche da rede pública de Fortaleza. A documentação pedagógica nas pedagogias participativas desempenha um papel crucial no processo educativo, servindo como uma ferramenta para registrar, refletir e compartilhar as experiências de aprendizagem. Esse tipo de documentação vai além de meros registros administrativos, capturando a dinâmica do processo educacional e promovendo a participação ativa de todos os atores – educadores, crianças e comunidade. Em pedagogias participativas, como a pedagogia de Reggio Emilia, a documentação pedagógica envolve a coleta de diversos tipos de materiais, como fotografias, vídeos, transcrições de diálogos, registros das crianças e reflexões dos professores. Esses materiais são analisados e organizados de maneira a proporcionar uma visão abrangente do processo de aprendizagem, permitindo que todos os participantes possam refletir sobre suas práticas e experiências. As reflexões compartilhadas entre educadores, crianças e comunidade estimulam a co-construção do conhecimento, promovendo um sentido de pertencimento e responsabilidade mútua. Em resumo, a documentação pedagógica nas pedagogias participativas é uma prática essencial que enriquece o processo educativo, oferecendo uma janela para o cotidiano escolar, fortalecendo a transparência e o envolvimento nas práticas educativas. Criando uma rede de apoio mais sólida, na qual todos se sentem parte integral do desenvolvimento educacional das crianças. Este trabalho utilizou a metodologia de relato de experiência para descrever o processo de elaboração da documentação pedagógica inspirada nas pedagogias participativas numa instituição pública de educação infantil em Fortaleza.