As atividades motoras são indispensáveis para o desenvolvimento infantil, pois permitem que a criança conheça mais sobre si mesma e sobre o outro, além de proporcionar com que ela crie autonomia para realizar as atividades do dia a dia. Diante disso, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância das brincadeiras no desenvolvimento da motricidade na educação infantil, tendo em vista a relação que esta tem com o aspecto cultural, social e familiar da criança. Além do mais, vale ressaltar a importância do brincar que estão dispostas na BNCC (2018) e na Lei 10.639/03. Para isso, destaca-se como base teórica autores como João Batista Freire (2011), Vygotsky (2010) e Kishimoto (1997), trazendo a relação que as brincadeiras têm com o desenvolvimento motor da criança e a sua primordialidade para a educação desde os anos iniciais. A realização da pesquisa para o presente trabalho surgiu a partir de discussões teóricas e de uma oficina no âmbito da disciplina Motricidade e Educação do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. Com isso, a metodologia utilizada parte de um estudo de caso (Yin, 2011), colocado em prática com os alunos da Educação Infantil de uma escola da rede Municipal de ensino da cidade de Castanhal-PA, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista com a professora da turma, bem como a observação comportamental e a interação social através das brincadeiras, contendo como sujeitos pesquisados os alunos que participaram da oficina e aqueles que estudam na escola municipal, apontando as brincadeiras como parte importante para a desenvoltura motora das crianças. Portanto, este artigo mostra como o ato do brincar está relacionado com a motricidade e como auxiliam no desenvolvimento de habilidades básicas possibilitando que a criança explore diferentes formas de se expressar.