Os letramentos digitais são competências e práticas individuais, que possibilitam aos seus usuários, maior interação e praticidade no manuseio, nos últimos anos essas tecnologias vem colaborando de forma significativa, proporcionando uma abordagem moderna e contemporânea. Dessa forma, é notório o quanto as tecnologias digitais geram uma vertente mais interativa e dinâmica entre professor(a)s e aluno(a)s, estimulando uma aprendizagem significativa, diante das demandas do cotidiano. Com isso, podemos observar os desafios que são enfrentados no chão da escola. Seja por falta de estrutura ou até mesmo formação para os(as) professores(as). Todavia, é de suma importância promover abordagens que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos(a), uma vez, que isso colabora com sua autonomia e protagonismo dentro e fora do contexto escolar. Vale ressaltar que estamos em constante transformação, é relevante que as escolas possam oferecer subsídios necessários para que os educandos possam usufruir da melhor forma possível. Nesse sentido, o presente estudo visa refletir acerca do letramento digital e os principais desafios enfrentados pelos professores(a) na educação básica. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Rezende (2016), Gama (2012), Marzare (2014), Moram (2015) e Oliveira (2006). Diante das considerações descritas acima, torna-se relevante este estudo, discutir a importância dos letramentos digitais e os principais desafios enfrentados no processo de ensino apredizagem na educação básica, visto que, as novas tendencias educativas são fundamentais para uma educação inovadora e significativa, onde os aluno(a)s possam desperta maior interesse nos diversos conteúdos e disciplinas trabalhados em sala.