Tendências no mundo do trabalho, pautadas pela precarização, geram inseguranças e indefinições em jovens e adultos. Após década de 1990, predominam imposições globais pautadas por maiores exigências de qualificação em um menor mercado de trabalho, gerando tensões entre setores, numa conjuntura de acirramento da incerteza e reflexividade. Nesse contexto, o presente artigo, visa interpretar as trajetórias de socialização de indivíduos e suas relações com variações de disposições e atitudes perante a Educação Profissional Técnica (EPT). Para tal, analisamos, com base em Bernard Lahire, as tensões e potencialidades nas projeções de percursos de estudos, trabalho e carreira profissional destes estudantes. As análises de Lahire afirmam que o indivíduo contemporâneo é influenciado por múltiplos princípios de conduta. Esses princípios serão interpretados através de entrevistas semi-estruturadas com cotistas jovens e adultos que ingressaram no ano de 2019 no ensino técnico integrado e subsequente. As escalas individuais serão relacionadas a dados macrossociológicos, vinculadas ao contexto da educação e mundo do trabalho na sociedade contemporânea brasileira. Sendo assim, visamos, i) compreender as experiências e transformações na vida dos estudantes que optam por EPT, tratando de identificar percursos formativos que interfiram na permanência e êxito na formação do estudante; ii) investigar estudantes que realizaram suas formações na Educação Profissional – integrada, subsequente e EJA –, verificando as vivências, as aproximações e as mobilidades na vida desses sujeitos. A EPT ampliou em números de oferta de vagas para estudantes, incorporando setores historicamente excluídos da educação formal. Portanto, conhecer as trajetórias permitirá identificar percursos formativos que interferem na permanência e êxito na formação escolar. Mediante uma metodologia baseada em entrevistas, espera-se encontrar particularidades da socialização do município de Santa Maria que influam positivamente a continuidade exitosa na trajetória educativa dos estudantes; assim como, identificar redes de relações sociais que impactam nesse sentido.