TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109475 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 855 "inscrito_id" => 5470 "titulo" => "TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO" "resumo" => "Tendências no mundo do trabalho, pautadas pela precarização, geram inseguranças e indefinições em jovens e adultos. Após década de 1990, predominam imposições globais pautadas por maiores exigências de qualificação em um menor mercado de trabalho, gerando tensões entre setores, numa conjuntura de acirramento da incerteza e reflexividade. Nesse contexto, o presente artigo, visa interpretar as trajetórias de socialização de indivíduos e suas relações com variações de disposições e atitudes perante a Educação Profissional Técnica (EPT). Para tal, analisamos, com base em Bernard Lahire, as tensões e potencialidades nas projeções de percursos de estudos, trabalho e carreira profissional destes estudantes. As análises de Lahire afirmam que o indivíduo contemporâneo é influenciado por múltiplos princípios de conduta. Esses princípios serão interpretados através de entrevistas semi-estruturadas com cotistas jovens e adultos que ingressaram no ano de 2019 no ensino técnico integrado e subsequente. As escalas individuais serão relacionadas a dados macrossociológicos, vinculadas ao contexto da educação e mundo do trabalho na sociedade contemporânea brasileira. Sendo assim, visamos, i) compreender as experiências e transformações na vida dos estudantes que optam por EPT, tratando de identificar percursos formativos que interfiram na permanência e êxito na formação do estudante; ii) investigar estudantes que realizaram suas formações na Educação Profissional – integrada, subsequente e EJA –, verificando as vivências, as aproximações e as mobilidades na vida desses sujeitos. A EPT ampliou em números de oferta de vagas para estudantes, incorporando setores historicamente excluídos da educação formal. Portanto, conhecer as trajetórias permitirá identificar percursos formativos que interferem na permanência e êxito na formação escolar. Mediante uma metodologia baseada em entrevistas, espera-se encontrar particularidades da socialização do município de Santa Maria que influam positivamente a continuidade exitosa na trajetória educativa dos estudantes; assim como, identificar redes de relações sociais que impactam nesse sentido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5470_TB855_16102024095545.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEJANDRO LEZCANO SCHWARZKOPF" "autor_nome_curto" => "Alejandro" "autor_email" => "alejandro@politecnico.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109475 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 855 "inscrito_id" => 5470 "titulo" => "TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO" "resumo" => "Tendências no mundo do trabalho, pautadas pela precarização, geram inseguranças e indefinições em jovens e adultos. Após década de 1990, predominam imposições globais pautadas por maiores exigências de qualificação em um menor mercado de trabalho, gerando tensões entre setores, numa conjuntura de acirramento da incerteza e reflexividade. Nesse contexto, o presente artigo, visa interpretar as trajetórias de socialização de indivíduos e suas relações com variações de disposições e atitudes perante a Educação Profissional Técnica (EPT). Para tal, analisamos, com base em Bernard Lahire, as tensões e potencialidades nas projeções de percursos de estudos, trabalho e carreira profissional destes estudantes. As análises de Lahire afirmam que o indivíduo contemporâneo é influenciado por múltiplos princípios de conduta. Esses princípios serão interpretados através de entrevistas semi-estruturadas com cotistas jovens e adultos que ingressaram no ano de 2019 no ensino técnico integrado e subsequente. As escalas individuais serão relacionadas a dados macrossociológicos, vinculadas ao contexto da educação e mundo do trabalho na sociedade contemporânea brasileira. Sendo assim, visamos, i) compreender as experiências e transformações na vida dos estudantes que optam por EPT, tratando de identificar percursos formativos que interfiram na permanência e êxito na formação do estudante; ii) investigar estudantes que realizaram suas formações na Educação Profissional – integrada, subsequente e EJA –, verificando as vivências, as aproximações e as mobilidades na vida desses sujeitos. A EPT ampliou em números de oferta de vagas para estudantes, incorporando setores historicamente excluídos da educação formal. Portanto, conhecer as trajetórias permitirá identificar percursos formativos que interferem na permanência e êxito na formação escolar. Mediante uma metodologia baseada em entrevistas, espera-se encontrar particularidades da socialização do município de Santa Maria que influam positivamente a continuidade exitosa na trajetória educativa dos estudantes; assim como, identificar redes de relações sociais que impactam nesse sentido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5470_TB855_16102024095545.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEJANDRO LEZCANO SCHWARZKOPF" "autor_nome_curto" => "Alejandro" "autor_email" => "alejandro@politecnico.ufsm.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }