FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE (RE)PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110523 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2340 "inscrito_id" => 10587 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE (RE)PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA" "resumo" => "O presente estudo trata-se de um recorte de pesquisa em nível de doutorado em educação, discute a formação continuada de professores na rede municipal de Teresina, na construção e mobilização de saberes em escolas do Campo. Tem como objetivo geral, refletir sobre as propostas de formações continuadas para docentes e pedagogos localizadas em escolas campo da rede municipal. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na abordagem narrativa, tendo 4 (quadro) participantes entre docentes e pedagogos (as), como instrumentais utilizou-se os ateliês biográficos e diários. Os aportes teóricos embasam-se em Alarcão (2011), Arroyo (2004), Caldart (2004), Freire (1996) Nóvoa (1992, 2002), Passeggi (2010), Tardif (2014), Zeichner (1993), entre outros. Pontua-se a princípio, sobre as formações continuadas existes na rede municipal de Teresina e as contribuições na prática pedagógicas dos (as) professoras(as) e pedagogos (as) em escolas do Campo, discorrendo-se sobre a construção e mobilização de saberes frente a esse processo. Continuando a discussão, refletiu-se sobre os princípios formativos de professor(a)s em Escolas do Campo, superando a ideia da escola somente como executora ações e projetos, devendo fundamentar-se em princípios como reflexão crítica, relação teoria e prática e participação, promovendo o diálogo entre os pares através de um processo de (re)pensar a prática pedagógica, emergindo a mobilização e construção de saberes docentes. Das análises emergiram as dificuldades da formação continuada e das práticas pedagógicas ocorridas durante o período de pandemia nas escolas do campo. As narrativas partilhadas pelo grupo de professores (as) favoreceram a ação de (re)pensar sobre os processos formativos individuais e coletivos dos quais estão participando, de forma a desvelar o seu processo contínuo dentro e fora das instituições de educação e formação. Revelam, ainda, a necessidade de que tais processos dialoguem com os projetos de vida dos discentes e docentes, e com as especificidades existentes nas escolas do campo, respeitando os modos de produção da comunidade e suas diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10587_TB2340_27102024143600.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "KEYLA" "autor_email" => "keylacrissmachado@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110523 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2340 "inscrito_id" => 10587 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE (RE)PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA" "resumo" => "O presente estudo trata-se de um recorte de pesquisa em nível de doutorado em educação, discute a formação continuada de professores na rede municipal de Teresina, na construção e mobilização de saberes em escolas do Campo. Tem como objetivo geral, refletir sobre as propostas de formações continuadas para docentes e pedagogos localizadas em escolas campo da rede municipal. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na abordagem narrativa, tendo 4 (quadro) participantes entre docentes e pedagogos (as), como instrumentais utilizou-se os ateliês biográficos e diários. Os aportes teóricos embasam-se em Alarcão (2011), Arroyo (2004), Caldart (2004), Freire (1996) Nóvoa (1992, 2002), Passeggi (2010), Tardif (2014), Zeichner (1993), entre outros. Pontua-se a princípio, sobre as formações continuadas existes na rede municipal de Teresina e as contribuições na prática pedagógicas dos (as) professoras(as) e pedagogos (as) em escolas do Campo, discorrendo-se sobre a construção e mobilização de saberes frente a esse processo. Continuando a discussão, refletiu-se sobre os princípios formativos de professor(a)s em Escolas do Campo, superando a ideia da escola somente como executora ações e projetos, devendo fundamentar-se em princípios como reflexão crítica, relação teoria e prática e participação, promovendo o diálogo entre os pares através de um processo de (re)pensar a prática pedagógica, emergindo a mobilização e construção de saberes docentes. Das análises emergiram as dificuldades da formação continuada e das práticas pedagógicas ocorridas durante o período de pandemia nas escolas do campo. As narrativas partilhadas pelo grupo de professores (as) favoreceram a ação de (re)pensar sobre os processos formativos individuais e coletivos dos quais estão participando, de forma a desvelar o seu processo contínuo dentro e fora das instituições de educação e formação. Revelam, ainda, a necessidade de que tais processos dialoguem com os projetos de vida dos discentes e docentes, e com as especificidades existentes nas escolas do campo, respeitando os modos de produção da comunidade e suas diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10587_TB2340_27102024143600.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEYLA CRISTINA DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "KEYLA" "autor_email" => "keylacrissmachado@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }