Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE (RE)PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo trata-se de um recorte de pesquisa em nível de doutorado em educação, discute a formação continuada de professores na rede municipal de Teresina, na construção e mobilização de saberes em escolas do Campo. Tem como objetivo geral, refletir sobre as propostas de formações continuadas para docentes e pedagogos localizadas em escolas campo da rede municipal. Refere-se a uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na abordagem narrativa, tendo 4 (quadro) participantes entre docentes e pedagogos (as), como instrumentais utilizou-se os ateliês biográficos e diários. Os aportes teóricos embasam-se em Alarcão (2011), Arroyo (2004), Caldart (2004), Freire (1996) Nóvoa (1992, 2002), Passeggi (2010), Tardif (2014), Zeichner (1993), entre outros. Pontua-se a princípio, sobre as formações continuadas existes na rede municipal de Teresina e as contribuições na prática pedagógicas dos (as) professoras(as) e pedagogos (as) em escolas do Campo, discorrendo-se sobre a construção e mobilização de saberes frente a esse processo. Continuando a discussão, refletiu-se sobre os princípios formativos de professor(a)s em Escolas do Campo, superando a ideia da escola somente como executora ações e projetos, devendo fundamentar-se em princípios como reflexão crítica, relação teoria e prática e participação, promovendo o diálogo entre os pares através de um processo de (re)pensar a prática pedagógica, emergindo a mobilização e construção de saberes docentes. Das análises emergiram as dificuldades da formação continuada e das práticas pedagógicas ocorridas durante o período de pandemia nas escolas do campo. As narrativas partilhadas pelo grupo de professores (as) favoreceram a ação de (re)pensar sobre os processos formativos individuais e coletivos dos quais estão participando, de forma a desvelar o seu processo contínuo dentro e fora das instituições de educação e formação. Revelam, ainda, a necessidade de que tais processos dialoguem com os projetos de vida dos discentes e docentes, e com as especificidades existentes nas escolas do campo, respeitando os modos de produção da comunidade e suas diferenças.

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