Os produtos culturais audiovisuais permeiam diversas esferas da sociedade. A sétima arte como é chamado o cinema, é capaz de provocar nos seus espectadores variadas sensações, experiências e aprendizados. Pensando nisso, este artigo, se move com o propósito de analisar como o cinema, enquanto recurso pedagógico, se apresenta no currículo escolar. Para esta análise, adotaremos a metodologia do estudo de caso e da pesquisa documental, onde lançaremos mão a investigar o currículo prático/pensado para o ano letivo de 2024 de duas escolas localizadas no agreste paraibano. Neste sentido, o artigo se apresenta em três movimentos: primeiro, buscaremos subsídios teóricos nos documentos legais e autores que coadunam com as reflexões apresentadas. Posteriormente, apresentaremos o panorama da análise documental do currículo das escolas pesquisadas, e por fim apresentaremos os resultados e as contribuições geradas pela pesquisa. Acreditamos que, esta pesquisa, esclarecerá partir do estudo de caso, qual espaço o cinema tem ocupado nos currículos da educação básica. Entendemos também que esta pesquisa produzirá como resultado, um material rico e eficiente que contribuirá para produção e motivação de pesquisas futuras na área.