Este artigo investiga o papel dos jogos colaborativos no ensino e aprendizagem da Matemática, especialmente quando utilizados como uma ferramenta para promover a criação de um ambiente e de dinâmicas que proporcionem, de fato, a possibilidade de trabalhar em grupo. O estudo destaca que os jogos podem proporcionar um ambiente propício para a construção de habilidades e a consolidação de processos de resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento crítico. Além disso, ao serem jogados em equipe, os jogos colaborativos incentivam a comunicação, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais. Isso é particularmente relevante no contexto educacional, onde o trabalho em grupo é frequentemente valorizado como uma competência essencial para o sucesso acadêmico e profissional. Ainda neste trabalho são apresentados exemplos de jogos colaborativos que podem fomentar o trabalho em grupo, para tanto, explorando e planejando o trabalho em grupo na perspectiva das estratégias para salas de aulas heterogêneas, fruto de pesquisas de Rachel Lotan e Elizabeth Cohen (2017). Em suma, o estudo sugere que os jogos colaborativos podem ser uma ferramenta poderosa para promover dinâmicas que estimulem e otimizem o trabalho em grupo, proporcionando um ambiente divertido e engajador para os alunos, o que se revelou uma estratégia cujos resultados esperados, ainda que parciais, já remetam a forte relação entre a utilização de jogos colaborativos e o sucesso do trabalho em grupo em salas de aula.