O presente trabalho, é fruto de uma experiência ao realizar a Pesquisa e Estágio na Educação Infantil. Sendo assim, a partir das experiências vivenciadas na prática pedagógica com crianças do infantil II, pretende – se questionar: de que forma as manifestações artísticas podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo infantil? Assim, objetivando responder esta inquietação, espera- se compreender a importância da arte na Educação Infantil, como também, ressaltar as suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo infantil. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa, partiu de uma análise documental presente nos seguintes documentos nacionais oficiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009) e Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018). E para a fundamentação, o estudo tem como aporte teórico, os estudos de Ferraz e Fusari (1999), Oliveira (1988), dentre outros. As reflexões construídas a partir da experiência como docente e através das pesquisas bibliográficas, contribuíram para evidenciar que a arte é um recurso pedagógico fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, cabe ao professor planejar e incluir esse conceito, respeitando a diversidade, o tempo e a maneira com que cada criança relaciona-se com a arte no processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, ao nos depararmos com a realidade existente no ambiente escolar, se faz necessário a compreensão acerca das práticas educativas, em acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças, para assim, promover um conhecimento capaz de desenvolver na criança a sua socialização, autonomia, comunicação, entre outras habilidades.