O presente trabalho destaca o uso crescente da tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC) no ensino da geometria espacial, particularmente a utilização do jogo Minecraft como ferramenta didática para o ensino de geometria tridimensional (3D), estando o referido estudo pautado em uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e com procedimento bibliográfico. A geração atual é caracterizada por possuir um considerável quantitativo de nativos digitais, isto é, indivíduos socialmente habituados a buscar informações na Internet e não em fontes tradicionais, como livros de autores renomados e artigos científicos, o que por sua vez promove a ascensão das TDICs. Além disso, a geometria tridimensional é um campo do conhecimento relativamente desafiador, visto que muitos estudantes apresentam algum déficit de aprendizagem para compreender seus conceitos, sobretudo aqueles ligados à visualização de algum objeto matemático em 3D. Com base nessa problemática, o Minecraft oferece uma perspectiva inovadora, pois ele permite aos alunos criar e explorar estruturas tridimensionais e aplicar conceitos geométricos de forma prática por meio de blocos cúbicos. Ademais, o artigo tem por objetivo verificar os benefícios e desafios do aprendizado da geometria 3D, utilizando o Minecraft enquanto jogo eletrônico, buscando entender sua relevância a partir de suas funcionalidades e da implementação por parte dos professores da educação básica. Por fim, o Minecraft é visto como um método envolvente e lúdico de ensino de geometria 3D, embora tal opinião possa variar dependendo de sua usabilidade e das necessidades de cada discente.