Este trabalho tem por propósito fomentar a visibilidade das identidades amazônicas, mediante a aplicação no modelo de apresentação “Pecha Kucha” com uso do método sociolinguístico de alfabetização em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para que compreendam as realidades Amazôniaca Paraense. Do mesmo modo, busca-se promover um contradiscurso às ideias hegemônicas constituídas por ideais colonialistas. Dessa maneira, pretende-se evidenciar os saberes, linguagens e intelectualidades. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, com base nas publicações de Freire (1989), Medeiros, Priscilla Kelly Sena (2021), Swathipatnaik, D., & Davidson, L. M (2016), Ferreiro e Teberosky (1999), Onaide e Olympio Schwartz (2013), Costa e Oliveira (2017) e Cruz (2017) O modelo de apresentação desenvolvido no Japão conhecido como Pecha Kucha unindo a educação crítico-reflexiva, do método sociolinguístico e suas aplicações no contexto escolar, além da pesquisa documental, pela análise do Documento Curricular do Estado do Pará (2019) e de que maneira estabelece a valorização dos sujeitos amazônicos paraenses e suas contribuições histórico-culturais. Como verificação preliminar, percebeu-se a necessidade de garantir um ambiente educacional que ressignifique a visão de mundo dos estudantes sobre a própria amazonicidade, devido à aplicação de debates e discussões que utilizam textos amazônico-paraenses no cotidiano, garantindo o elo entre ensino e contexto social, isto é, uma educação decolonial vinculada às vivências dessa população e mediadora de transformações sociais, pela necessidade de destacar tal localidade e a diversidade de sujeitos que nela habitam aos cenários nacional e internacional.