Este trabalho é fruto de reflexões acerca do uso de experimentos químicos de cinética química utilizando materiais alternativos, realizados na prática docente de uma aula experimental de química no laboratório de uma escola pública, onde buscamos unir teoria e prática com o objetivo de gerar atrativo extra cotidiano para os estudantes e assim, contribuir com a melhor compreensão e fixação dos conceitos abordados durante a aula. Para realizar essa aula experimental priorizamos a utilização de materiais alternativos e de baixo custo. Utilizar materiais alternativos não apenas facilita a realização de experimentos em ambientes com recursos limitados, mas também torna o aprendizado mais acessível e interessante para os estudantes, incentivando um maior envolvimento em sala de aula. Para alcançar nossos objetivos, utilizamos como referência alguns conceitos de teóricos da educação, para aprofundar o processo metodológico. Além disso, foi feita uma pesquisa minuciosa de experimentos que envolvem os cinco fatores (concentração de reagentes, superfície de contato, pressão, temperatura e catalisadores) que interferem na velocidade das reações, o que chamamos de cinética química. Os experimentos selecionados foram previamente testados para garantir a segurança dos estudantes durante a realização dos experimentos. Posteriormente, os conceitos teóricos foram explicados detalhadamente, correlacionando as observações práticas com a teoria. Esses experimentos demonstraram eficazmente os princípios da cinética química, promovendo uma compreensão mais profunda e engajadora dos conceitos científicos.