O PROJETO DE VIDA NO CURRÍCULO GOIANO: UM ESTUDO CRÍTICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111620 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3887 "inscrito_id" => 11664 "titulo" => "O PROJETO DE VIDA NO CURRÍCULO GOIANO: UM ESTUDO CRÍTICO" "resumo" => "O objetivo desta comunicação é apresentar uma síntese crítica da proposta para o componente curricular Projeto de Vida, segundo o Documento Curricular para Goiás - Etapa Ensino Médio (DC-GOEM), que apresenta a estrutura do Novo Ensino Médio no estado. Para tal, foi realizada uma investigação qualitativa, mediante análise de conteúdo, que se desdobrou em três etapas: na primeira, estudamos a justificativa e fundamentação pedagógicas alegadas para a inclusão do novo componente no currículo. Na segunda etapa, analisamos a proposta concreta para sua operacionalização, considerando habilidades, temas, conteúdos e metodologias indicadas. Por fim, introduzimos uma discussão crítica acerca de alguns elementos ideológicos envolvidos na proposta, em particular: a) a ideologia da livre escolha profissional; b) a responsabilização individual; c) a preparação para um mercado de trabalho flexível; d) a concepção autocentrada de sujeito; e) a aversão ao conflito social; f) a apropriação de conteúdos sociológicos sob registro individualista. A fundamentação teórica foi constituída por abordagens da sociologia crítica da educação (Pierre Bourdieu), estudos contemporâneos sobre neoliberalismo escolar (Pierre Dardot e Christian Laval) e trabalhos específicos sobre currículo de Ensino Médio no Brasil. Em geral, a pesquisa identificou como a proposta mobiliza concepções de liberdade e autonomia em consonância à subjetivação neoliberal, em que noções como protagonismo e tomada de decisão são construídas sob registro estritamente individual a partir de processos e mecanismos sociais voltados à construção do indivíduo-empresa, que deve “gerir” sua vida desde cedo de forma orientada ao sucesso, e cujos fracassos são atribuídos à má gestão decisória. Aponta, também, uma ambivalência entre uma valorização abstrata e não problematizada dos “sonhos” e uma tendência à naturalização do contexto social em que o aluno está inserido, conectando-a com uma noção não problematizada da meritocracia e da responsabilização individual, bem como com a reflexão crítica sobre a ideologia da livre escolha profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11664_TB3887_22042024203845.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENRICO BUENO" "autor_nome_curto" => "ENRICO BUENO" "autor_email" => "enricobuenodasilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111620 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3887 "inscrito_id" => 11664 "titulo" => "O PROJETO DE VIDA NO CURRÍCULO GOIANO: UM ESTUDO CRÍTICO" "resumo" => "O objetivo desta comunicação é apresentar uma síntese crítica da proposta para o componente curricular Projeto de Vida, segundo o Documento Curricular para Goiás - Etapa Ensino Médio (DC-GOEM), que apresenta a estrutura do Novo Ensino Médio no estado. Para tal, foi realizada uma investigação qualitativa, mediante análise de conteúdo, que se desdobrou em três etapas: na primeira, estudamos a justificativa e fundamentação pedagógicas alegadas para a inclusão do novo componente no currículo. Na segunda etapa, analisamos a proposta concreta para sua operacionalização, considerando habilidades, temas, conteúdos e metodologias indicadas. Por fim, introduzimos uma discussão crítica acerca de alguns elementos ideológicos envolvidos na proposta, em particular: a) a ideologia da livre escolha profissional; b) a responsabilização individual; c) a preparação para um mercado de trabalho flexível; d) a concepção autocentrada de sujeito; e) a aversão ao conflito social; f) a apropriação de conteúdos sociológicos sob registro individualista. A fundamentação teórica foi constituída por abordagens da sociologia crítica da educação (Pierre Bourdieu), estudos contemporâneos sobre neoliberalismo escolar (Pierre Dardot e Christian Laval) e trabalhos específicos sobre currículo de Ensino Médio no Brasil. Em geral, a pesquisa identificou como a proposta mobiliza concepções de liberdade e autonomia em consonância à subjetivação neoliberal, em que noções como protagonismo e tomada de decisão são construídas sob registro estritamente individual a partir de processos e mecanismos sociais voltados à construção do indivíduo-empresa, que deve “gerir” sua vida desde cedo de forma orientada ao sucesso, e cujos fracassos são atribuídos à má gestão decisória. Aponta, também, uma ambivalência entre uma valorização abstrata e não problematizada dos “sonhos” e uma tendência à naturalização do contexto social em que o aluno está inserido, conectando-a com uma noção não problematizada da meritocracia e da responsabilização individual, bem como com a reflexão crítica sobre a ideologia da livre escolha profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID11664_TB3887_22042024203845.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ENRICO BUENO" "autor_nome_curto" => "ENRICO BUENO" "autor_email" => "enricobuenodasilva@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }