Esse trabalho ancora-se numa pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, de análise descritiva e exploratória em que pretendeu-se relatar a experiência resultante de um processo de formação docente em exercício no primeiro semestre do ano de 2021 em que os professores do Colégio Estadual Jorge Amado, na Bahia, foram desafiados ao ensino remoto em virtude da pandemia. Nesse período, entre fevereiro e junho do ano de 2021, realizamos uma série de encontros formativos virtuais como foco no uso de recursos educacionais online e gratuitos, os quais colaborassem para um processo formativo diferenciado durante as aulas remotas. Dentre esses recursos, destacamos o uso do Google Sala de Aula, Google Sheet, Google Forms, Padlet, Mentimenter, Pixton, Canva, Inshot, canais digitais como o Youtube, redes sociais como Instagram e Facebook. Considerando a sistematicidade que perpassa o processo educativo, é importante salientar que essas ferramentas não poderiam ser utilizadas aleatoriamente, mas alinhados aos objetivos de aprendizagem. Nesse sentido, concomitante à formação docente para o uso das ferramentas digitais, realizou-se formação para que os professores pudessem elaborar trilhas de aprendizagem, observando o seguinte um percurso metodológico que promovessem certas fronteiras de engajamento: o norte; o ponto de partida; a trajetória; e o GPS pé na estrada. Trata-se de uma abordagem metodológica baseada em estratégias ativas de aprendizagem em que a aula ou a trilha de aprendizagem deveria seguir os seguintes estágios: ativação, aquisição, aplicação e autoavaliação. Esse processo formativo resultou em experiências exitosas em que as ferramentas digitais apresentaram-se como recursos eficazes para mediação do processo de ensino e de aprendizagem, muitas delas com suas funções são redimensionadas.