Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO EMOCIONAL DO DOCENTE DE DIREITO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O tratamento de demandas relacionadas ao contexto emocional tem encontrado um espaço relevante no âmbito do ensino superior, mormente após o período da pandemia do SARS-CoV-2. Aliado a isto encontra-se a mudança de eixo do ensino tradicional, que agora entrelaça as práticas educacionais com aspectos sociais, culturais e emocionais, entendendo o indivíduo com um ser holístico, que agrega competências que não se desvinculam integralmente das questões emocionais. Sendo a emoção um dos vieses fundamentais para o indispensável processo de interação entre os sujeitos no contexto educacional, faz-se mister vislumbrar a educação emocional do docente de Direito como instrumento preponderante e viabilizador da inclusão. Isto porque o docente que mantém suas emoções em homeostase é capaz de atender aos desígnios do processo de aprendizagem, estando sensível às demandas discentes, colocando-os como centro desse processo, sem olvidar suas próprias demandas emocionas, que o colocam como centro de atenção para que o processo de aprendizagem seja significativo e de qualidade, primando pela construção do conhecimento, em detrimento da mera memorização. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com aporte teórico de estudiosos da temática. A metodologia do trabalho se evidencia em uma pesquisa descritiva, com enfoque fenomenológico, oportunizando a interpretação da realidade, a partir da compreensão dos fatos vivenciados na pesquisa de campo, que teve, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, realizada com dez professores do curso de Direito de uma IES particular de Fortaleza. O ambiente do ensino superior para os docentes é muito representativo, no que toca às vivências que agrega, podendo desenvolver gatilhos de emoções capazes de afetar o processo de ensino-aprendizagem. Com vistas a redução desses reflexos negativos, é necessário desenvolver práticas de ensino que trabalhem os aspectos intelectuais e emocionais, como uma ferramenta que pode promover e contribuir para a inclusão de todos no processo educacional.

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