Este estudo discute sobre o ensino do Letramento Político (LP) para a formação cidadã dos estudantes através de práticas leitoras no componente curricular Língua Inglesa (LI), no Ensino Médio (EM). Para isso, tem como objetivo geral analisar as contribuições das práticas de leitura em LI na ampliação do Letramento Político dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual São José (CESJ), no município de Santa Bárbara (BA). Para alcançar esse objetivo, optou-se, metodologicamente, por uma pesquisa de abordagem qualitativa e método a pesquisa-ação, por considerar os contextos de vida dos participantes envolvidos no estudo. Como dispositivo de pesquisa, utilizou-se o questionário para a obtenção das informações sobre os participantes e a comunidade escolar na fase exploratória, e a observação em sala durante as etapas de planejamento da ação, de implementação e da análise das informações. Com base nos estudos sobre o ensino de Letramento Político de Cosson (2011, 2019), foi elaborado o planejamento didático utilizando para a realização das atividades de leitura nas aulas de LI, com gêneros discursivos multimodais (GDM). Os resultados da pesquisa apontaram para a importância de promover discussões e reflexões, durante as aulas, inclusive de LI, sobre a participação social dos estudantes na comunidade em que vivem, de modo a estimulá-los ao engajamento no que concerne às dinâmicas sociais, às práticas cotidianas, ao contexto sociocultural, com vista à formação cidadã desses estudantes.