LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA LITERÁRIA PARA O 8º ANO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110500 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2306 "inscrito_id" => 7620 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA LITERÁRIA PARA O 8º ANO" "resumo" => "A Literatura possui um papel fundamental na formação e no enriquecimento humano. Sua dimensão humanizadora está em fruir, analisar, interpretar, produzir sentidos e posicionar-se diante do texto. Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de leitura literária a partir do estudo de cordel na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da EEIF Padre Azarias Sobreira no município de Campos Sales, CE. Nesse sentido, buscamos melhorar a prática de leitura de texto cordelístico por meio de apresentação, leitura e releitura buscando estratégias que poderiam ser adotadas para tornar o ensino do cordel mais significativo e atrativo para os alunos. Neste estudo, utilizamos como aporte teórico, discussões sobre a literatura popular, bem como sobre o cordel, tendo como base, as considerações da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2018), Helder Pinheiro (2011), Joseph Luyten (1983), Marco Haurélio (2013), Mark Curran (2011), entre outros, no intuito de captar perspectivas valiosas, a fim de corroborar com o estudo da pesquisa. Como procedimentos metodológicos foram desenvolvidas rodas de conversas para discussão sobre o tema Literatura de cordel. Em seguida, iniciamos com o desenvolvimento de atividades com o cordel “O romance do pavão misterioso” em sala de aula. Durante as atividades foram apresentadas possibilidades de intertextualização com outras modalidades como música e teatro que foi consolidado com uma culminância para toda a escola através de várias apresentações artísticas envolvendo o enredo do cordel estudado. Os resultados dessa ação apontam para uma relevante eficácia no trato com o gênero, uma vez que os estudantes puderam desenvolver suas capacidades no âmbito, crítico, produtivo e artístico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7620_TB2306_26102024235759.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUBERILÂNDIA MARIA DE ALENCAR LIMA" "autor_nome_curto" => "AUBERILÂNDIA" "autor_email" => "alberilandiamaria@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110500 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2306 "inscrito_id" => 7620 "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA LITERÁRIA PARA O 8º ANO" "resumo" => "A Literatura possui um papel fundamental na formação e no enriquecimento humano. Sua dimensão humanizadora está em fruir, analisar, interpretar, produzir sentidos e posicionar-se diante do texto. Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de leitura literária a partir do estudo de cordel na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da EEIF Padre Azarias Sobreira no município de Campos Sales, CE. Nesse sentido, buscamos melhorar a prática de leitura de texto cordelístico por meio de apresentação, leitura e releitura buscando estratégias que poderiam ser adotadas para tornar o ensino do cordel mais significativo e atrativo para os alunos. Neste estudo, utilizamos como aporte teórico, discussões sobre a literatura popular, bem como sobre o cordel, tendo como base, as considerações da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2018), Helder Pinheiro (2011), Joseph Luyten (1983), Marco Haurélio (2013), Mark Curran (2011), entre outros, no intuito de captar perspectivas valiosas, a fim de corroborar com o estudo da pesquisa. Como procedimentos metodológicos foram desenvolvidas rodas de conversas para discussão sobre o tema Literatura de cordel. Em seguida, iniciamos com o desenvolvimento de atividades com o cordel “O romance do pavão misterioso” em sala de aula. Durante as atividades foram apresentadas possibilidades de intertextualização com outras modalidades como música e teatro que foi consolidado com uma culminância para toda a escola através de várias apresentações artísticas envolvendo o enredo do cordel estudado. Os resultados dessa ação apontam para uma relevante eficácia no trato com o gênero, uma vez que os estudantes puderam desenvolver suas capacidades no âmbito, crítico, produtivo e artístico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7620_TB2306_26102024235759.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUBERILÂNDIA MARIA DE ALENCAR LIMA" "autor_nome_curto" => "AUBERILÂNDIA" "autor_email" => "alberilandiamaria@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }