Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA LITERÁRIA PARA O 8º ANO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110500
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2306
    "inscrito_id" => 7620
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA LITERÁRIA PARA O 8º ANO"
    "resumo" => "A Literatura possui um papel fundamental na formação e no enriquecimento humano. Sua dimensão humanizadora está em fruir, analisar, interpretar, produzir sentidos e posicionar-se diante do texto. Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de leitura literária a partir do estudo de cordel na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da EEIF Padre Azarias Sobreira no município de Campos Sales, CE. Nesse sentido, buscamos melhorar a prática de leitura de texto cordelístico por meio de apresentação, leitura e releitura buscando estratégias que poderiam ser adotadas para tornar o ensino do cordel mais significativo e atrativo para os alunos. Neste estudo, utilizamos como aporte teórico, discussões sobre a literatura popular, bem como sobre o cordel, tendo como base, as considerações da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2018), Helder Pinheiro (2011), Joseph Luyten (1983), Marco Haurélio (2013), Mark Curran (2011), entre outros, no intuito de captar perspectivas valiosas, a fim de corroborar com o estudo da pesquisa. Como procedimentos metodológicos foram desenvolvidas rodas de conversas para discussão sobre o tema Literatura de cordel. Em seguida, iniciamos com o desenvolvimento de atividades com o cordel “O romance do pavão misterioso” em sala de aula. Durante as atividades foram apresentadas possibilidades de intertextualização com outras modalidades como música e teatro que foi consolidado com uma culminância para toda a escola através de várias apresentações artísticas envolvendo o enredo do cordel estudado. Os resultados dessa ação apontam para uma relevante eficácia no trato com o gênero, uma vez que os estudantes puderam desenvolver suas capacidades no âmbito, crítico, produtivo e artístico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7620_TB2306_26102024235759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUBERILÂNDIA MARIA DE ALENCAR LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AUBERILÂNDIA"
    "autor_email" => "alberilandiamaria@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110500
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2306
    "inscrito_id" => 7620
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA LITERÁRIA PARA O 8º ANO"
    "resumo" => "A Literatura possui um papel fundamental na formação e no enriquecimento humano. Sua dimensão humanizadora está em fruir, analisar, interpretar, produzir sentidos e posicionar-se diante do texto. Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de leitura literária a partir do estudo de cordel na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da EEIF Padre Azarias Sobreira no município de Campos Sales, CE. Nesse sentido, buscamos melhorar a prática de leitura de texto cordelístico por meio de apresentação, leitura e releitura buscando estratégias que poderiam ser adotadas para tornar o ensino do cordel mais significativo e atrativo para os alunos. Neste estudo, utilizamos como aporte teórico, discussões sobre a literatura popular, bem como sobre o cordel, tendo como base, as considerações da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2018), Helder Pinheiro (2011), Joseph Luyten (1983), Marco Haurélio (2013), Mark Curran (2011), entre outros, no intuito de captar perspectivas valiosas, a fim de corroborar com o estudo da pesquisa. Como procedimentos metodológicos foram desenvolvidas rodas de conversas para discussão sobre o tema Literatura de cordel. Em seguida, iniciamos com o desenvolvimento de atividades com o cordel “O romance do pavão misterioso” em sala de aula. Durante as atividades foram apresentadas possibilidades de intertextualização com outras modalidades como música e teatro que foi consolidado com uma culminância para toda a escola através de várias apresentações artísticas envolvendo o enredo do cordel estudado. Os resultados dessa ação apontam para uma relevante eficácia no trato com o gênero, uma vez que os estudantes puderam desenvolver suas capacidades no âmbito, crítico, produtivo e artístico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7620_TB2306_26102024235759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUBERILÂNDIA MARIA DE ALENCAR LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AUBERILÂNDIA"
    "autor_email" => "alberilandiamaria@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Literatura possui um papel fundamental na formação e no enriquecimento humano. Sua dimensão humanizadora está em fruir, analisar, interpretar, produzir sentidos e posicionar-se diante do texto. Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de leitura literária a partir do estudo de cordel na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da EEIF Padre Azarias Sobreira no município de Campos Sales, CE. Nesse sentido, buscamos melhorar a prática de leitura de texto cordelístico por meio de apresentação, leitura e releitura buscando estratégias que poderiam ser adotadas para tornar o ensino do cordel mais significativo e atrativo para os alunos. Neste estudo, utilizamos como aporte teórico, discussões sobre a literatura popular, bem como sobre o cordel, tendo como base, as considerações da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2018), Helder Pinheiro (2011), Joseph Luyten (1983), Marco Haurélio (2013), Mark Curran (2011), entre outros, no intuito de captar perspectivas valiosas, a fim de corroborar com o estudo da pesquisa. Como procedimentos metodológicos foram desenvolvidas rodas de conversas para discussão sobre o tema Literatura de cordel. Em seguida, iniciamos com o desenvolvimento de atividades com o cordel “O romance do pavão misterioso” em sala de aula. Durante as atividades foram apresentadas possibilidades de intertextualização com outras modalidades como música e teatro que foi consolidado com uma culminância para toda a escola através de várias apresentações artísticas envolvendo o enredo do cordel estudado. Os resultados dessa ação apontam para uma relevante eficácia no trato com o gênero, uma vez que os estudantes puderam desenvolver suas capacidades no âmbito, crítico, produtivo e artístico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.