A Literatura possui um papel fundamental na formação e no enriquecimento humano. Sua dimensão humanizadora está em fruir, analisar, interpretar, produzir sentidos e posicionar-se diante do texto. Este trabalho apresenta uma proposta de ensino de leitura literária a partir do estudo de cordel na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da EEIF Padre Azarias Sobreira no município de Campos Sales, CE. Nesse sentido, buscamos melhorar a prática de leitura de texto cordelístico por meio de apresentação, leitura e releitura buscando estratégias que poderiam ser adotadas para tornar o ensino do cordel mais significativo e atrativo para os alunos. Neste estudo, utilizamos como aporte teórico, discussões sobre a literatura popular, bem como sobre o cordel, tendo como base, as considerações da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2018), Helder Pinheiro (2011), Joseph Luyten (1983), Marco Haurélio (2013), Mark Curran (2011), entre outros, no intuito de captar perspectivas valiosas, a fim de corroborar com o estudo da pesquisa. Como procedimentos metodológicos foram desenvolvidas rodas de conversas para discussão sobre o tema Literatura de cordel. Em seguida, iniciamos com o desenvolvimento de atividades com o cordel “O romance do pavão misterioso” em sala de aula. Durante as atividades foram apresentadas possibilidades de intertextualização com outras modalidades como música e teatro que foi consolidado com uma culminância para toda a escola através de várias apresentações artísticas envolvendo o enredo do cordel estudado. Os resultados dessa ação apontam para uma relevante eficácia no trato com o gênero, uma vez que os estudantes puderam desenvolver suas capacidades no âmbito, crítico, produtivo e artístico.