Este estudo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de introduzir conceitos da Alfabetização Científica (AC) na Educação Infantil, tendo em vista o seu caráter exploratório e baseado em resolução de problemas, que caracterizam tanto a AC, quanto a Aprendizagem Baseada em Projetos (APB). Para tanto, foi utilizada a metodologia qualitativa, do tipo levantamento bibliográfico, através da qual, buscou-se um aprofundamento acerca das temáticas centrais desta proposta. A ABP é considerada uma metodologia capaz de promover a abordagem dos conteúdos a partir de uma proposta interdisciplinar, na qual os educandos são protagonistas em seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, na etapa da Educação Infantil, os projetos possibilitam o trabalho com ensino de Ciências de forma articulada, na qual teoria e prática são indissociáveis e o professor parte dos saberes das crianças para propor as atividades. A escuta atenta e o estímulo ao levantamento de hipóteses são fatores que estimulam a Alfabetização Científica, já que proporcionam a participação ativa dos estudantes e conduzem ao pensamento crítico e a promoção da autonomia. Conclui-se com a ideia que a ABP contempla estratégias diferenciadas e dinâmicas, permitindo o desenvolvimento de propostas interdisciplinares, nas quais faz-se necessário ouvir as crianças, respeitar seus saberes, estimular o levantamento de hipóteses e orientá-las para que percorram as atividades que envolvem o projeto de forma autônoma e participativa, construindo conhecimento e compreendendo seu papel como cidadãos na sociedade em que estão inseridos.