Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO ARGUMENTATIVO EM SÉRIES INICIAIS ATRAVÉS DE APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COM ABORDAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma estratégia potencialmente argumentativa para estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, por meio da aplicação de um jogo didático relacionado à disciplina de Ciências. Este jogo visa promover práticas argumentativas que potencializam os mecanismos reflexivos, contribuindo para a construção do conhecimento e estímulo ao pensamento crítico. Partindo da ideia do potencial que um jogo didático apresenta para o desenvolvimento argumentativo, considerou-se o espaço para a aprendizagem dos conteúdos, onde as crianças precisavam constantemente trazer seus argumentos para a defesa dos personagens. Para isso, foi desenvolvido um jogo com cartas, com objetivo de analisar a importância e o desenvolvimento de uma estratégia argumentativa envolvendo atividades com questões relacionadas ao meio ambiente e situações de desperdício. Baseando-se em autores como Latour e Woolgar (1997), Leitão (2012) e Almeida (2008), constatou-se que a argumentação é um dispositivo inerente às relações pedagógicas e também um viés discursivo que promove a metacognição. Com isso, buscou-se compreender a importância da argumentação como estratégia didática para o desenvolvimento de aprendizagens e momentos que possibilitem trocas de conhecimentos. Como resultado, destacou-se a importância da metacognição, pois as crianças precisavam discutir constantemente a temática para desenvolver argumentos que abordassem as situações-problemas e levassem ao entendimento do conteúdo. Com isso, compreendeu-se a relevância da argumentação como estratégia didática para promover aprendizagens e momentos de trocas de conhecimentos.

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