Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma estratégia potencialmente argumentativa para estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, por meio da aplicação de um jogo didático relacionado à disciplina de Ciências. Este jogo visa promover práticas argumentativas que potencializam os mecanismos reflexivos, contribuindo para a construção do conhecimento e estímulo ao pensamento crítico. Partindo da ideia do potencial que um jogo didático apresenta para o desenvolvimento argumentativo, considerou-se o espaço para a aprendizagem dos conteúdos, onde as crianças precisavam constantemente trazer seus argumentos para a defesa dos personagens. Para isso, foi desenvolvido um jogo com cartas, com objetivo de analisar a importância e o desenvolvimento de uma estratégia argumentativa envolvendo atividades com questões relacionadas ao meio ambiente e situações de desperdício. Baseando-se em autores como Latour e Woolgar (1997), Leitão (2012) e Almeida (2008), constatou-se que a argumentação é um dispositivo inerente às relações pedagógicas e também um viés discursivo que promove a metacognição. Com isso, buscou-se compreender a importância da argumentação como estratégia didática para o desenvolvimento de aprendizagens e momentos que possibilitem trocas de conhecimentos. Como resultado, destacou-se a importância da metacognição, pois as crianças precisavam discutir constantemente a temática para desenvolver argumentos que abordassem as situações-problemas e levassem ao entendimento do conteúdo. Com isso, compreendeu-se a relevância da argumentação como estratégia didática para promover aprendizagens e momentos de trocas de conhecimentos.