Desde tempos imemoriais, os povos originários habitam as terras que hoje compõem o Brasil, desempenhando um papel fundamental na formação histórica, cultural e ambiental do país. No entanto, esses povos enfrentam desafios significativos, incluindo a perda de territórios, a violação de direitos básicos e a marginalização social. Neste contexto, é imprescindível abordar a relevância dos povos indígenas brasileiros em ambiente escolar. Este projeto visa reconhecer a riqueza cultural e a diversidade étnica das comunidades originárias e destacar sua contribuição para a preservação ambiental, a construção da identidade nacional e a promoção da pluralidade cultural. Os objetivos do trabalho foram: Promover a compreensão da importância dos povos originários na formação do Brasil; valorizar a diversidade cultural e étnica dos povos originários; sensibilizar os estudantes sobre os desafios enfrentados pelos povos originários atualmente; estimular a reflexão sobre a relação entre os povos originários e o meio ambiente; incentivar o protagonismo estudantil através da realização de atividades feitas pelos discentes. O trabalho foi aplicado em uma escola de Ensino Médio de tempo integral da rede estadual de ensino, em Vitória do Mearim-MA, e envolveu as seis turmas da escola, duas da primeira, duas da segunda e duas da terceira séries, com a participação de aproximadamente 200 estudantes. Cada turma ficou responsável por apresentar um aspecto relacionado aos povos originários, como os direitos, a cultura e os costumes herdados pela sociedade contemporânea, a culinária, os idiomas e a exploração sofrida por esses povos. As apresentações foram feitas na escola para a comunidade escolar a partir de representações teatrais, mostras culinárias e exposição com projetor. Após as apresentações foram coletados relatos dos estudantes e pode-se concluir que, a celebração do Dia dos Povos Originários do Brasil contribui para a promoção da inclusão, do respeito à diversidade e do fortalecimento da identidade nacional e local.