AS SALAS DE INOVAÇÃO DAS ETIS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110425 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2205 "inscrito_id" => 7635 "titulo" => "AS SALAS DE INOVAÇÃO DAS ETIS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A implementação das Salas de Inovação Educacional nas escolas municipais de tempo integral em Fortaleza–CE se insere em um contexto marcado pela crescente digitalização das instituições de ensino e pela necessidade de promover uma educação mais engajadora e personalizada por meio das tecnologias digitais. O objetivo da presente pesquisa foi investigar, através de um estudo de caso, como os professores utilizam esses espaços de inovação em suas práticas pedagógicas, bem como identificar possíveis dificuldades e necessidades para sua efetiva implementação. A metodologia adotada, de cunho qualitativo e exploratório, teve como instrumento de coleta de dados o questionário online, revelando um contraste de perspectivas quanto a função da sala de inovação e sua distinção entre o laboratório de informática, práticas que integram o uso de ferramentas, como o Chromebook e plataformas digitais como a Google. O estudo acarretou em reflexões de que a mera disposição de espaços, recursos e ferramentas tecnológicas na educação não garantem seu uso, nem mesmo o êxito pedagógico quando utilizados. Para potencializar o uso eficaz desses espaços presentes nas escolas de Fortaleza, são necessárias medidas que visem a capacitação, o reconhecimento de documentos norteadores, a integração curricular e a adaptação estrutural, promovendo uma educação mais inovadora e alinhada às demandas contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7635_TB2205_18102024124819.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHARA SANTOS MENDES" "autor_nome_curto" => "DHARA" "autor_email" => "dharasmendes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110425 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2205 "inscrito_id" => 7635 "titulo" => "AS SALAS DE INOVAÇÃO DAS ETIS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE SUA UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A implementação das Salas de Inovação Educacional nas escolas municipais de tempo integral em Fortaleza–CE se insere em um contexto marcado pela crescente digitalização das instituições de ensino e pela necessidade de promover uma educação mais engajadora e personalizada por meio das tecnologias digitais. O objetivo da presente pesquisa foi investigar, através de um estudo de caso, como os professores utilizam esses espaços de inovação em suas práticas pedagógicas, bem como identificar possíveis dificuldades e necessidades para sua efetiva implementação. A metodologia adotada, de cunho qualitativo e exploratório, teve como instrumento de coleta de dados o questionário online, revelando um contraste de perspectivas quanto a função da sala de inovação e sua distinção entre o laboratório de informática, práticas que integram o uso de ferramentas, como o Chromebook e plataformas digitais como a Google. O estudo acarretou em reflexões de que a mera disposição de espaços, recursos e ferramentas tecnológicas na educação não garantem seu uso, nem mesmo o êxito pedagógico quando utilizados. Para potencializar o uso eficaz desses espaços presentes nas escolas de Fortaleza, são necessárias medidas que visem a capacitação, o reconhecimento de documentos norteadores, a integração curricular e a adaptação estrutural, promovendo uma educação mais inovadora e alinhada às demandas contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7635_TB2205_18102024124819.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHARA SANTOS MENDES" "autor_nome_curto" => "DHARA" "autor_email" => "dharasmendes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }