A implementação das Salas de Inovação Educacional nas escolas municipais de tempo integral em Fortaleza–CE se insere em um contexto marcado pela crescente digitalização das instituições de ensino e pela necessidade de promover uma educação mais engajadora e personalizada por meio das tecnologias digitais. O objetivo da presente pesquisa foi investigar, através de um estudo de caso, como os professores utilizam esses espaços de inovação em suas práticas pedagógicas, bem como identificar possíveis dificuldades e necessidades para sua efetiva implementação. A metodologia adotada, de cunho qualitativo e exploratório, teve como instrumento de coleta de dados o questionário online, revelando um contraste de perspectivas quanto a função da sala de inovação e sua distinção entre o laboratório de informática, práticas que integram o uso de ferramentas, como o Chromebook e plataformas digitais como a Google. O estudo acarretou em reflexões de que a mera disposição de espaços, recursos e ferramentas tecnológicas na educação não garantem seu uso, nem mesmo o êxito pedagógico quando utilizados. Para potencializar o uso eficaz desses espaços presentes nas escolas de Fortaleza, são necessárias medidas que visem a capacitação, o reconhecimento de documentos norteadores, a integração curricular e a adaptação estrutural, promovendo uma educação mais inovadora e alinhada às demandas contemporâneas.